O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo. Boa parte do ácido costuma ser eliminada pelos rins, enquanto o resto da substância permanece no corpo sem acarretar problemas à saúde.
Leia também:
Remédio caseiro para ácido úrico
Frutas para combater o ácido úrico
Remédios naturais para tratar a gota
Os malefícios começam a existir quando o corpo produz o ácido úrico em excesso ou quando não consegue eliminá-lo em quantidade adequada. Quando isso acontece, ocorre a formação de cristais de urato nas articulações que, em casos mais sérios, podem causar a gota. Nos rins, o excesso do ácido úrico pode causar pedra nos rins e até a insuficiência renal. Embora a maior parte da substância seja produzida pelo corpo, a alimentação pode, sim, influenciar na concentração de ácido úrico no organismo.
Dicas para diminuir quantidade de ácido úrico
Para quem quer evitar o problema, o indicado é uma dieta baixa em proteínas e bebidas alcoólicas. Esses alimentos são ricos em purina, substância que ajuda a elevar os níveis de ácido úrico no sangue.
Para quem já está com excesso de ácido no corpo, o mais indicado é a ingestão de alimentos pobres em purina, como os pães, queijos, verduras, chás e frutas vermelhas. Outro grande aliado na prevenção e combate do excesso de ácido úrico é a água. O consumo do líquido ajuda o corpo a eliminar os cristais e se manter saudável.