Durante anos, o ovo permaneceu na lista de alimentos vilões da saúde por, supostamente, estar associado ao aumento do colesterol.
Os estudos mais recentes, no entanto, provaram que a relação não é real e essa excelente fonte de proteína passou então a ser indicada por médicos e nutricionistas. Afinal, a lista de benefícios do ovo para a saúde e para a dieta é enorme.
Ovo faz bem para o cérebro e melhora a memória
Alimento acessível e versátil, já que pode ser preparado de diversas formas, o ovo é excelente fonte de nutrientes de altíssima qualidade, como a colina, que beneficia a saúde cerebral, melhorando principalmente a memória, explica o médico Dr. Barakat em seu perfil no Instagram.
Além disso, o alimento ainda é fonte de ômega 3, que favorece o raciocínio.
Ovo contribui para beleza da pele e dos cabelos
Ainda de acordo com o médico especialista em medicina Integrativa, o ovo é fonte de luteína, que atua como anticancerígeno e ainda melhora a visão e a pele.
A albumina presente no alimento também ajuda na regeneração e no fortalecimento de unhas, favorece o aspecto da pele e atua no crescimento dos cabelos.
Ovo melhora o sistema imunológico
Os ovos têm também atributos nutricionais, incluindo antioxidantes, como o selênio, que reduzem o estresse oxidativo e a inflamação. O especialista afirma que o alimento é altamente nutritivo e ajuda a melhorar a imunidade, pois é rico em zinco.
Ovo ajuda a ganhar músculo e a perder gordura
Por ser rico em albumina, proteína de valor biológico e fácil digestão, o ovo auxilia no processo de aumento de massa e na regeneração de tecidos musculares.
O alimento também possui colágeno e vitaminas do complexo B, que auxiliam no combate à flacidez, resultando em músculos mais rígidos e definidos.
Com apenas 78 calorias a unidade, o ovo pode ainda ser considerado um verdadeiro aliado na dieta. O alimento é “queimador de gordura” por ser fonte de proteínas, que exigem do corpo energia extra para serem metabolizadas, acelerando assim o metabolismo e eliminando gorduras.