Atividade pouco comum para fortalecer foi o que definiu barriga e braços de Isis Valverde

Apesar de muitas pessoas enxergarem a yoga como um exercício de baixo esforço que visa o relaxamento e a meditação, a modalidade requer muito trabalho muscular e é capaz de esculpir o corpo.

A atriz Isis Valverde é prova disso: recentemente, ela revelou que conseguiu tonificar o abdômen e os braços com a prática.

Isis Valverde pratica yoga

A yoga nasceu há milhares de anos na Índia e tem como filosofia o equilíbrio entre corpo e mente. Para isso, as mais de 100 versões da modalidade misturam exercícios de respiração, meditação e posturas que parecem contorcionismo.

https://www.instagram.com/p/BaxZrviHyqG

Nas fotos compartilhadas por Isis Valverde em suas redes sociais, ela aparece fazendo posições bastante complexas, características da Ashtanga, uma das versões mais difíceis da yoga, praticada também por Fernanda Lima. 

A atriz conta que foi o treino de yoga que esculpiu seus músculos. “A mudança no corpo é evidente. Meus braços e abdômen estão bem mais definidos”, disse Isis Valverde em entrevista à revista Boa Forma.

Yoga para definir músculos: é possível?

https://www.instagram.com/p/Bb5JwhFnOuW

Ao contrário do que muitos pensam, a modalidade ‘zen’ pode fortalecer a musculatura e até defini-la, caso de Isis Valverde.

“Muitas pessoas acham que, ao fazer yoga, vão apenas sentar, relaxar e meditar. Apesar de terem algumas linhas que trabalham exatamente isso, sem foco exatamente no corpo, há outras que trabalham, e muito, a parte física”, comenta Simone Murai, instrutora na Companhia Athletica.  

“É uma modalidade que trabalha flexibilidade, propriocepção e força, não só para permanecer nas posições, mas também para passagens e saltos, que requerem força dinâmica”, diz a especialista.

https://www.instagram.com/p/Bb2M0bWn313

Ela pontua que existem inúmeras posturas que exigem muito de músculos como tríceps, abdômen, pernas e glúteos. Isso porque, mesmo sem pesos adicionais, manter-se por um tempo na mesma posição exige bastante da musculatura. E isso é potencializado na medida que as posições vão aumentando no quesito dificuldade. 

“É possível mudar o corpo só com yoga, mas depende do objetivo. Ganho de massa excessivo [hipertrofia], por exemplo, não acontece. Mas, com uma alimentação adequada e a prática regular, é sim, possível”, afirma Murai. 

Treino das famosas