Dor no sexo nem sempre ocorre do mesmo jeito: cada sensação tem uma causa distinta

Dores nas relações sexuais, chamadas de dispareunia, podem ser causadas por diversos fatores físicos, como infecções e doenças sexualmente transmissíveis, e emocionais, resultados de medos e traumas, por exemplo.

O que pouca gente sabe é que a dor no sexo nem sempre acontece da mesma maneira e pode causar duas diferentes sensações. Aprenda a identificar e conheça o que causa cada uma, de acordo com informações da Mayo Clinic:

Tipos de dores no sexo

ShutterStock

Dor de entrada: trata-se do desconforto durante a penetração, que pode estar associada a uma série de fatores, como falta de lubrificação da região íntima, uso de medicamentos que afetam a libido e, consequentemente, a lubrificação, lesões, irritações, infecções ou mesmo um quadro de vaginismo.

Dor profunda: como o nome indica, consiste no incômodo em uma penetração profunda e também pode ter diferentes causas, como endometriose, doença inflamatória pélvica, cistite, síndrome do intestino irritável, cistos ovarianos, entre outras.

Apesar de não ser um fenômeno raro, sentir dores no sexo não pode ser considerado algo normal e levar os sintomas ao médico é fundamental para um diagnóstico certeiro e, consequentemente, para a adoção do tratamento mais adequado para cada caso.

Cuidados com a região íntima