O refluxo gastroesofágico é uma doença bastante comum que ocorre quando o conteúdo estomacal retorna ao esôfago logo após o início da digestão. No processo, o ácido da região é transportado para boca, causando gosto amargo, sensação de queimação, náusea, entre outros sintomas.
Além de tratamento medicamentoso indicado por um médico, o paciente com refluxo precisa mudar hábitos de vida e, principalmente, realizar alterações no cardápio para evitar a recorrência da doença e aliviar seus sintomas de forma natural.
Dieta para quem sofre de refluxo

Melhores alimentos para quem tem refluxo
A alimentação ideal para quem sofre de refluxo deve ser rica em frutas, legumes, fibras e produtos integrais. A dieta ainda pode contar com carnes magras e leites e derivados, preferencialmente desnatados.
Piores alimentos para quem tem refluxo
Pessoas que têm refluxo devem minimizar a ingestão de gordura, bebidas alcoólicas e gaseificadas, alimentos apimentados e ricos em cafeína, que favorecem o desconforto.
Carboidratos simples, como massas e pão, também devem ser evitados, assim como frutas cítricas, que aumentam a sensação de queimação.
Hábitos alimentares
Os hábitos alimentares também merecem atenção. É importante não exagerar nas refeições e procurar comer a cada 2 ou 3 horas, em menores quantidades. Consumir líquidos enquanto come não é recomendável para quem convive com a condição.
Azia e refluxo
- 16 alimentos que mais causam refluxo: lista tem até fruta
- Se você tem refluxo deve tomar 6 cuidados para diminuir uso do Omeprazol
- 9 alimentos que acalmam o estômago e espantam a azia e queimação