As receitas caseiras para acessos de tosse limpam as passagens aéreas. Já que a tosse não é uma doença, mas um sintoma, pode ser causada por várias razões, como infecções, alergias ou resfriado. Curiosamente, os acesso de tosse são mais frequentes durante a noite, ou de manhã cedo.
Se intensos, além de frustrantes, são irritantes, provocando perturbações no sono e uma iminente necessidade de sair do local, caso esteja reunido com outras pessoas. Acessos de tosse incontroláveis podem ser agudos – duram entre 1 dia e 3 semanas -, sub-agudos – entre 3 e 8 semanas-, ou crônicos – mais de oito semanas.
Um ataque de tosse persistente e incontrolável pode chegar a durar 15 minutos. Dependendo da causa, é acompanhado de febre, falta de ar, desconforto no peito, vômitos, cansaço e tonturas.
Existem vários antitussígenos e expectorantes naturais que podem ser usados no tratamento. Uma maneira simples para impedi-los é segurar a respiração durante três segundos e, em seguida respirar profudamente. Na sequência deve-se beber um chá bem quente e sem açúcar, ou de camomila, ou preto, com o suco de 1 limão e 1 colher de chá de mel.
Para suprimir a tosse, beba um chá de tomilho, ou coloque pastilhas de alcaçuz na boca.
Antes de dormir, beba um chá especial para aniquilar a tosse. Pique 1 gomo grande de gengibre, 2 dentes de alho e leve para ferver com 1 colher de chá de canela e com o suco de 1 limão. Deixe ferver por 20 minutos, coe, acrescente um pouco de mel, e beba quente. Se repetir no decorrer de uma semana vai curar o problema.
Deixe por toda a noite 1 colher de sopa de mel misturada no suco de 1 cebola. Beba em jejum na manhã seguinte. Essa receita não só trata a tosse, como acaba com a congestão no peito.
Ao deitar-se também poderá passar Vick Vaporub no peito ( receita caseira aqui).