Para eliminar varizes é essencial fazer exercícios físicos

por | jun 30, 2016 | Saúde

Varizes são veias dilatadas que surgem nas pernas causando dor e inchaço. Esta doença está associada a fatores genéticos e hormonais, mas também aparece com frequência em pessoas sedentárias ou que ficam em pé por longos períodos. Atividades aeróbicas ajudam a prevenir as varizes, problema que atinge três vezes mais mulheres do que homens.

Leia também:

Fator estético é o principal incômodo das mulheres que têm varizes

Excesso de sal pode causar doenças crônicas. Saiba por que

Conheça a power caminhada, que gasta mais calorias em menos tempo de exercício

Varizes nas pernas

De acordo com Ricardo Burgatti, preparador físico da academia K2, manter o corpo em movimento contribui para a circulação, evitando o aparecimento das varizes, mas ser instruído por um profissional é fundamental. “É importante adequar intensidade e volume das sessões de treinos à característica do aluno que tem este problema, evitando a sobrecarga excessiva tanto no aeróbio (caminhada, corrida, bicicleta) quanto no anaeróbio (musculação)”, explica.

Em geral, as pessoas que apresentam varizes não precisam de um treino restritivo, mas alguns cuidados são necessários para que não haja complicações. “Existem vários níveis de varizes. Se forem casos mais leves, a pessoa segue a vida normalmente. Pode existir um cansaço maior nas pernas, mas não há impedimento em realizar nenhum exercício. Porém, em um nível mais severo, temos que tomar cuidado com a escolha dos exercícios e a metodologia empregada para realiza-los”, afirma o especialista.

Caminhadas regulares diminuem o inchaço das pernas. Crédito: Shutterstock

Tratamento de varizes

Outras medidas simples e eficazes devem ser tomadas por quem tem varizes.

– Evite ficar parada em pé por muito tempo.

– Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas para que o sangue volte com mais facilidade ao centro do corpo.

– Meias elásticas trazes resultados muito positivos. Tente vesti-las logo cedo.

– Exercícios aeróbios leves, como as caminhadas, atuam diretamente no sistema cardiovascular, melhorando a elasticidade das artérias e o fluxo sanguíneo, o que as sensações de queimação, cansaço, de peso nas pernas, ardência e inchaço.

A celulite é, para algumas mulheres, tão incômoda quanto as varizes, Confira este vídeo e aprenda a fazer um suco para combater os indesejáveis furinhos.