Ovos para manter-se mais alerta

por | dez 16, 2011 | Saúde

Nem o chocolate, nem os doces, nem a banana… são os ovos que nos mantém mais alerta, e que portanto, devem ser comidos para revigorar a energia do corpo mais rapidamente. A informação foi dada após recente descoberta dos pesquisadores da americana Cambridge University. Os cientistas constataram que a proteína do ovo nos ajuda a ficar acordados, com o cérebro muito mais atento.

E esta proteína é muito mais eficaz do que os hidratos de carbono, encontrados nos chocolates, por exemplo. Este é o resultado da análise que verificou o impacto das substâncias nutritivas nas células cerebrais. E a proteína do ovo ativa essas células. Na prática, comer ovos desencadeia a liberação de orexina, a substância nos mantém despertos.

O pesquisador Denis Burdako indica que isto resultará em ser mais racional no momento de fazer um lanche rápido durante o trabalho, ou em situações onde se deseje manter-se alerta. “ Em vez de um pão com geléia, coma um pão com ovos”, sugeriu.

Para aqueles que associam o ovo com o colesterol, é importante conhecer os resultados de uma outra pesquisa realizada no Reino Unido, pela Fundação Britânica de Nutrição, que foi, ainda, parcialmente financiada por uma empresa avícola. Após o estudo foi concluído que o tipo de colesterol encontrado nos ovos tem um efeito em escala mínima no aumento do risco de ataque do coração.

A pesquisa indicou que o aumento do risco de colesterol é o consumo de gordura saturada, e este tipo de gordura não está presente nos ovos. O colesterol pode sim disparar, mas naqueles que são dependentes de nicotina, que estão o peso acima do recomendado, e que optam pelo sedentarismo, em vez de exercitar-se. Toda essa mescla é que acaba resultando em doenças cardíacas.

Ao contrário da percepção, ou do senso comum, comer ovos pela manhã turbina o organismo com energia extra para um dia de trabalho. Adicionar bacon frito no prato é que pode ser perigoso, mas quanto aos ovos, estes estão inocentes, até que se prove o contrário…