O ator Marcos Oliveira, conhecido por interpretar Beiçola em “A Grande Família”, anunciou por meio dos Stories do Instagram recentemente que passou por uma cirurgia para tratar uma fístula uretral. Ele estáinternado no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro (RJ).
O que é a fístula uretral do ator Marcos Oliveira?
O ator tem um quadro de fístula uretral, um canal de comunicação que pode aparecer entre a uretra, duto que conecta a bexiga ao meio externo, e outra região do corpo, como o períneo, pele de revestimento da virilha, ou a região retal, como no caso de Marcos.
Segundo a instituição norte americana Cleveland Clinic, essas fístulas podem ocasiosar o vazamento da urina, além de infecções na uretra, que consequentemente podem prejudicar outros órgãos, como os rins.
Elas são raras e podem se desenvolver como resultado de uma infecção previa, alguma lesão ou como efeito colateral após cirurgias na região. Elas também podem ser congênitas, ou seja, estarem presentes desde o nascimento.
Marcos Oliveira desabafou, durante uma entrevista ao podcast “Inteligência LTDA”, em 2021, afirmando que passou por quadros de infecções urinárias de repetição por conta do problema, bem como vazamentos indesejados.
“É sempre ruim fazer xixi, porque vaza sempre um pouco pelo ânus”, afirmou, complementando que precisava utilizar absorventes para lidar com o vazamento.
De acordo com a instituição de saúde americana Mayo Clinic, o diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem como ressonância, endoscopia e raio-x com contraste na uretra.
Qual o tratamento para fístula uretral?
Ainda de acordo com a instituição, é pouco provável que fístulas uretrais se fechem sem intervenção e por isso há a necessidade de realizar cirurgia. A técnica vai depender de onde o canal está localizado e do tratamento prévio à operação. A Cleveland Clinic acrescenta que fístulas pequenas são mais fáceis de fechar, basta costurar a abertura.
Já as maiores requerem mais esforço. Caso a pele em volta da fissura não esteja saudável, o médico pode precisar aderir uma técnica de selagem em camadas, chamada de impermeabilização.
A instituição frisa que a maioria das pessoas precisa de um cateter no período de recuperação para poder urinar. Após a retirada, do objeto, o indivíduo deve fechar a área com um curativo e higienizar a região conforme a recomendação do profissional.
Tratamentos para infecção urinária
Remédio para infecção urinária: médica diz como é tratamento de mulheres e homens
Infecção urinária: como tratar e prevenir