O chá verde prejudica tratamentos contra o câncer

por | nov 5, 2009 | Saúde

Uma grande surpresa, pois eu já estava começando a pensar que o chá verde era o elixir da vida eterna.

Em várias ocasiões destacamos o potencial do chá verde para reduzir diferentes tipos de câncer quando usado como complemento às drogas usadas contra o câncer. Mas os cientistas da Universidade de Califórnia do Sul provaram que em lugar de adicionar melhoras aos efeitos dessas drogas, as bloqueia.

Experimentando com ratos, Axel H. Schönthal e sua equipe comprovaram que a ação efetiva contra o câncer do medicamento Velcade é inibida ao consumir chá verde, algo que derriba um dos supostos mais fortes da medicina erval até o momento e que nem os próprios pesquisadores esperavam achar.

“Nosso descobrimento de o EGCG ( um extrato do chá verde) bloqueia a ação terapéutica do Velcade foi completamente inesperado. Nossa hipótese era de que o EGCG incrementaria os efeitos anti-cancerígenos do Velcade, e que a combinação deles seria um tratamento anti-câncer superior ao brindado unicamente pelo Velcade”, afirmou Schönthal.

A pesar de que o próprio Schönthal é cauto e reclama maiores investigações sobre o assunto, o certo é que a magnitude deste descobrimento acidental pode ter um enorme peso nos tratamentos ervais contra o câncer, e que além da necessidade de mais pesquisas, elas devem realizar-se de forma urgente.