Medicina chinesa para a saúde cardiovascular

Para ter um bom funcionamento do sistema circulatório é fundamental evitar as obstruções das artérias. Por isso, prevenir os altos níveis de colesterol e de doenças como a diabete é fundamental neste sentido. Sem embargo, além dos cuidados e prevenções gerais, existem algumas recomendações pontuais que também podem contribuir positivamente.

Uma delas enquadra-se dentro do espetro da Medicina Tradicional Chinesa, consiste no consumo de algumas plantas medicinais que têm um acionar diretamente beneficioso em relação ao sistema circulatório. Desde a Universidade de Texas em Houston chega informação útil a respeito.

Estamos nos referindo a duas plantas, o gua-lou e o dan-shen; estas são duas plantas medicinais próprias do sistema medicinal chinês e têm sido analisadas para comprovar os seus benefícios para o sistema circulatório. Os pesquisadores concluíram que elas promovem a liberação de óxido nítrico, um elemento fundamental para a saúde cardiovascular.

Este composto químico atua relaxando as veias e artérias, permitindo assim uma melhor circulação sanguínea ao longo do corpo, evitando a obstrução das mesmas.

Em estudos anteriores outras ervas demostraram ter benefícios diretos para o sistema cardiovascular, como por exemplo, o alho, que atua como um escudo protetor do coração.