Leite de vaca faz mal para adulto? Entenda se VOCÊ é intolerante

por | jun 30, 2016 | Saúde

A alimentação tem se tornado um tema polêmico mesmo entre os especialistas. As contradições atuais, entre outros nutrientes, envolve a ingestão ou não de lactose. De acordo com a nutróloga Cristine Braga, a preocupação faz sentido, mas não deve virar uma neurose.

Veja também:
4 bebidas que substituem o leite de vaca
Leite de cabra é melhor que o de vaca?
Intolerância à lactose e glúten: descubra de você tem

“Tem gente que afirma que o  leite da vaca é feito para o bezerro. Se formos analisar em termos naturais, faz sentido. Mas a vida moderna impôs algumas necessidades à mães e filhos e encontramos a adaptação com o leite da vaca. Então, é preciso saber quais são os prejuízos e benefícios e saber dosar sua ingestão”, comenta a médica.

Leite de vaca faz mal?

O leite tem três substâncias principais:

  • Betalactoglubina (proteína)
  • Lactose (carboidrato)
  • Caseina (proteína)

De acordo com Cristiane, a betalactoglubina não é digerida pelo organismo humano e, por isso, causa, naturalmente, uma inflamação na parede do intestino. “Essa inflamação não apresenta sintomas e apenas em casos muitos extremos pode dificultar a absorção de nutrientes como o ferro e causar anemia”, comenta. O problema do  consumo do leite, no entanto, está relacionado à capacidade de digerir a lactose. A lactase, enzima responsável pela digestão da proteína, existe em determinada quantidade no organismo humano e, com o tempo, vai reduzindo ou perdendo sua função. Com isso, a tendência é que absorção da lactose seja prejudicada.

Com a dificuldade de digerir a proteína, o organismo precisa lidar com seus impactos. “A lactose é um carboidrato e tem grande potencial inflamatório. Quando ela não é digerida pela enzima lactase, entra em contato com a parede do intestino e, além de atrapalhar a absorção de bons nutrientes, ainda intensifica o processo inflamatório já causado pela betalactoglubina. Com isso, aparecem os sintomas da inflamação”, explica a especialista.

Indícios de intolerância ao leite

Entre os  sintomas da  intolerância à  lactose estão diarreias constantes, constipação ou intestino preso e distensão (inchaço) e dores abdominais.

Adulto pode consumir leite de vaca?

Mas, os benefícios do leite são sabidos e sua suspensão sem controle do restante da alimentação pode gerar a deficiência de cálcio. A médica explica que adultos conseguem obter fontes ainda melhores de cálcio para evitar doenças como a osteoporose em alimentos como gergelim, linhaça e verduras escuras.

No entanto, no caso da criança, a situação requer um pouco mais de cautela. “As crianças estão em processo de crescimento e não têm uma alimentação extremamente variada. Elas geralmente tomam leite com mais facilidade do que comem verduras e sementes. Por isso, o leite de vaca a partir dos dois anos pode ser um tipo de alimento benéfico”, finaliza a nutróloga.