A hortelã-pimenta é um tipo híbrido de hortelã obtida no cruzamento entre a mentha aquática e mentha spicata. Usualmente, essa planta é utilizada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados devido às suas propriedades descongestionantes acarretadas pela presença da substância mentol.
Leia também:
Gerânio contra a TPM
Como fazer óleo de alecrim
Brahmi para melhorar a memória e concentração
Além disso, a hortelã-pimenta conta com propriedades relaxantes muito úteis para combater cãibras e dores musculares. Para quem sofre com desconfortos no estômago, essa planta pode ser uma boa aliada para aliviar as dores da má digestão e da azia. Estímulo à secreção biliar e à circulação sanguínea também fazem parte dos benefícios oferecidos pela hortelã-pimenta.
Como usar
Cozinha
As folhas in natura da hortelã-pimenta podem ser utilizadas no tempero da comida – além do gosto agradável, a planta já ajuda na digestão da refeição.
Pele
O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser utilizado para aliviar dores no pescoço e nas têmporas. Para isso, basta aplicar algumas gotas em um pedaço de algodão morno e esfregar na região do pescoço e nas laterais da cabeça.
Chá
Para cada 15g de planta, ferva 250ml de água fervente e beba ainda morno.