A cefaleia por uso excessivo de analgésicos é a terceira causa de dor de cabeça depois da enxaqueca e cefaleia tensional. E o que você nem desconfiava é que essa dor de cabeça causada pelo uso demasiado de remédios pode, inclusive, aparecer se você estiver tomando a medicação na dose recomendada, mas com uma alta frequência.
Evite dor por excesso de analgésico
Segundo especialistas, o problema da cefaleia induzida por excesso de medicação é particularmente associado com o uso de medicamentos para a dor de cabeça.
Isso acontece porque o cérebro já produz naturalmente um analgésico, uma morfina própria, que se chama endorfina. O problema é que o uso frequente de remédio intoxica o cérebro, que decide se acomodar e, simplesmente, para de produzir a endorfina, causando ainda mais dor.
Por isso, fique atento à quantidade. Os especialistas alertam que se você recorre à medicação por três vezes em um mesmo mês, deve buscar investigar qual a causa do sintoma com um médico. Tomar analgésico para dor de cabeça mais de três vezes por mês pode ser sinal de problema.

O erro em insistir na automedicação pode transformar a simples dorzinha de cabeça em uma doença crônica, além de causar danos nos rins, fígado, sistema gastrointestinal e até mesmo esconder problemas mais graves, como um tumor cerebral.
Para se livrar deste tipo de cefaleia, antes de tudo, é preciso fazer uma desintoxicação, que pode exigir até a internação. Depois do tratamento de desintoxicação é que se começa a tratar a doença, com medicações preventivas para cada caso de dor ou enxaqueca.
Diferentes dores
- Dor nos seios: 8 situações em que NÃO é normal senti-la
- AVC x dor de cabeça: aprenda como sintomas podem ser confundidos
- 6 pontos para apertar e aliviar cólica, dor na coluna, estresse