O apresentador Fausto Silva foi internado na última quarta-feira (7) e submetido a uma cirurgia após um exame de rotina apontar uma obstrução em uma artéria do coração. O apresentador segue no hospital, mas se recupera bem.
Embora possa ser perigoso, o problema costuma ter sintomas discretos ou, muitas vezes, imperceptíveis, o que torna exames de rotina imprescindíveis para evitar complicações.
Faustão tem obstrução arterial
Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, um exame de rotina realizado na quarta-feira (7) detectou uma obstrução de artéria no apresentador, o que fez com que ele fosse internado no mesmo dia e submetido a uma angioplastia, cirurgia que visa desobstruir um vaso sanguíneo.
Apesar do susto, o setor da emissora disse que Faustão passa bem e deve ter alta ainda nesta quinta-feira.
Obstrução de artéria
O quadro do apresentador também é chamado de aterosclerose e é caracterizado pelo acúmulo de material gorduroso e/ou enrijecimento em uma das diversas artérias do corpo.
A doença prejudica o fluxo sanguíneo do coração para o resto do corpo, comprometendo a chegada de oxigênio e nutrientes. Se não tratada, pode causar diversos problemas sérios, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Sintomas ocultos
Segundo a Mayo Clinic, a obstrução não costuma gerar sintomas até que a artéria fique tão espessa ou entupida que não consiga enviar sangue para outros tecidos.
Quando isso ocorre, há sinais discretos que variam de acordo com a área da artéria afetada:
- No coração: dor ou pressão no peito;
- No cérebro: dormência repentina ou fraqueza em braços ou pernas, dificuldade em falar, perda temporária de visão, paralisia dos músculos da face;
- Nos braços ou pernas: dor e palidez;
- Rins: hipertensão e/ou insuficiência renal.
Diagnóstico
A descoberta da doença ocorre por exames físicos e de imagem, como tomografia, angiotomografia e ultrassom Doppler.
Uma vez que o problema é identificado, é necessário recorrer a uma cirurgia emergencial, como no caso do apresentador.
Chamado de angioplastia, o procedimento consiste na desobstrução das artérias por meio de um cateter, inserido por punção em um vaso da perna ou braço, que é guiado até o coração. A cirurgia é feita com anestesia local e dura aproximadamente 40 minutos.
Problemas circulatórios
- Pé inchado pode ser sinal de problema no coração: como saber?
- 9 sinais de doenças circulatórias: crescem 30% no verão
- Pés podem dar sinais de infarto, AVC e mais: teste caseiro aponta