Exames essenciais na terceira idade

Mulheres a partir dos 55 anos e homens a partir dos 60 devem passar a consultar um médico geriatra. De acordo com Maísa Carla Kairalla, diretora científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG – SP) e geriatra consultora do portal Consulte Aqui, há exames de rotina que são indispensáveis na terceira idade.

Leia também

Quando consultar um geriatra? Entenda 

Quedas de idosos podem ser prevenidas. Veja dicas 

Tratamentos para pele na terceira idade 

“Existe uma regra para cada paciente a respeito da frequência e solicitação em exames complementares. O envelhecimento é um processo heterogêneo e por tanto, devemos individualizar determinados exames.”, completa.

Exames de sangue são necessários / Crédito: Thinkstock

A médica lista quais exames preventivos devem ser realizados com frequência na terceira idade:

Densitometria óssea

Com esse exame é possível diagnosticar e tratar a osteoporose, doença que atinge os ossos e traz possíveis complicações decorrentes de queda. “Trata-se de um exame simples, que não requer jejum, e dura de 15 a 30 minutos”, explica a médica. O ideal é que seja realizado ao menos uma vez ao ano por pessoas acima dos 60 anos.

Eletrocardiograma

É indicado para avaliar o ritmo do coração e a quantidade de batimentos por minuto e deve ser feito anualmente. O objetivo do exame é identificar possíveis arritmias cardíacas e outros distúrbios no coração.

Glicemia de jejum

Por meio desse exame de sangue, o geriatra consegue verificar se os níveis de glicose obedecem a uma determinada faixa de valores medidos em mg/dL (miligramas por decilitro), e assim, diagnosticar se o paciente possui ou não diabetes. “O diabetes no idoso pode implicar em síndromes geriátricas, como incontinência urinária e maior risco de queda”, explica Maísa.

Hemograma

Prevenção é um dos segredos de um envelhecimento saudável / Crédito: Thinkstock

“O exame analisa a quantidade de glóbulos brancos e também ajuda a verificar a creatinina, o funcionamento dos rins e a albumina, a proteína que indica se o paciente apresenta déficit nutricional”, diz a especialista.

TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide)

Segundo a geriatra, é recomendado para avaliar se há alterações na produção de hormônios da tireoide. “O TSH controla a produção dos hormônios da tireoide, também conhecidos como T3 e T4. Quando a produção está alta, os níveis do TSH diminuem, e quando está baixa, aumenta a fim de estimular a produção de mais hormônios tireoidianos”, explica ela. O ideal é que pessoas acima dos 60 anos submetam-se ao exame uma vez ao ano.

Outros exames

Há exames específicos para homens e mulheres que, a partir da terceira idade, devem ser feitos com uma frequência maior. Para os homens, é recomendada uma visita anual ao urologista a fim de prevenir o câncer de próstata ou outras complicações.

No caso das mulheres, a recomendação é a visita ao ginecologista para realizar exames de prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.