Enxaqueca: 6 alimentos que pioram a dor

por | jun 25, 2014 | Saúde

Dores de cabeça, indisposição, sensibilidade à luz e até náuseas: a enxaqueca é um mal que acomete muitas pessoas, por vezes atrapalhando até a realização de tarefas cotidianas. Mas, apesar de ser uma doença multifatorial, existem alguns gatilhos, como a alimentação. Por isso, é importante saber quais alimentos pioram a enxaqueca a fim de evitá-los para o controle da dor. Conheça alguns:

Frutas cítricas

Algumas frutas cítricas, como limão e laranja, aumentam a absorção de cobre, mineral que pode ter metabolismo anormal ou ineficiente em pessoas sensíveis, culminando em crises de enxaqueca.

Alimentos industrializados

Os produtos industrializados contêm grandes quantidades de temperos e realçadores de sabor, estes que podem inibir a absorção da glicose por parte das células cerebrais e piorar as dores de cabeça.

Cafeína

Presente no café e chá verde, a cafeína pode contribuir para a dor de cabeça. Uma dica é optar por opções descafeinadas na hora das compras ou em restaurantes.

Chocolate

O chocolate apresenta eniletilamina, uma substância age sobre os vasos sanguíneos e pode causar dor. Além disso, também é rico em gorduras, outro agravante para a enxaqueca.

Álcool

O acúmulo de uma substância chamada acetaldeído, presente no álcool, pode causar dores de cabeça quando presente ou em excesso no sangue.

Aspartame

O aspartame é o adoçante artificial com maior quantidade de efeito colaterais relatados, entre eles a dor de cabeça.

Embutidos

Os embutidos trazem grandes quantidades de nitritos e nitratos, componentes usados para fixar a coloração em carnes processadas. Tais substâncias têm ação vasodilatadora, que pode desencadear dores de cabeça ou agravar problemas relacionados à enxaqueca.

Leia mais: 
Alimentos saudáveis: 5 melhores em benefícios

Leite de semente de girassol rejuvenesce e acalma
Ameixa preta funciona mesmo para intestino preso?