Energéticos naturais para revigorar

por | jun 20, 2011 | Saúde

Os energéticos naturais para revigorar o corpo são a base dos suplementos que invadiram o comércio nos últimos tempos.

Com uma pequena espreitada em farmácias e supermercados pode-se concluir que vive-se uma verdadeira crise de energia corporal, dado o número de líquidos energéticos, entre suplementos e refrigerantes, barras de alimentos com fibras e cápsulas, entre outros.

O médico PhD Andrew Shao, do Conselho de Nutrição Americano, alerta que isso decorre de que a maioria dos jovens, mulheres, homens e idosos, buscam mais energia para enfrentar o estresse do dia ritmo de vida diário.

A exigência de movimento contínuo faz com que uma simples bebida, ou pílula, torne-se muito sedutor para aguentar todo o processo.

Mas fica a questão: esses suplementos funcionam? Há que ter cuidado com muitos produtos que estão em oferta, alerta o nutricionista, ou apenas fica-se muitos reais mais pobre, e nem um pouco menos lento.

O perito orienta que deve-se observar algumas condições antes de acreditar que determinados energéticos realmente têm efeito positivo, e mais importante, que tipo de energia se está a buscar.

Quer correr uma hoa sem interrupção, ou só quer chegar ao fim do filme sem cochilar? O suplemento eficaz para esta primeira condição pode ser nula para a última.

Isso é determinado pelos ingredientes de cada suplemento. Se verificar a fórmula dos suplementos naturais verá que há dezenas de substâncias, indo desde a popular cafeína ao exótico noz de cola, passando pelo coenzíma Q10. E se não for botânico, ou químico, é complicado saber qual é o real impacto de cada um destes.

Mas, num exemplo, se sente-se um pouco tonto após as refeições, o que precisa é de um estimulante mais leve, que basicamente deve estar composto por guaraná, noz de cola ou erva mate, chá verde, laranja amarga e ginseng.

A cafeína é para provocar maior ação, e pode avivar o foco mental e, durante o exercício físico, ajudar a evitar a exaustão.

Para isso, em vez de beber um suplemento, que também trará compostos químicos, o mais indicado poderá ser apenas beber um chá verde.

O chá verde supre o organismo com a teofilina. Sendo também antioxidante, este chá pode ter efeito único na ativação das energias mental e física.

O giseng tem efeito leve, e o mais aconselhável é que beba em forma de tônico.

A capsaicina, presente na pimenta, e a responsável por torná-la quente, também impulsiona o sistema metabólico, provocando aumento óbvio de energia, mas nem tanto.

A casca da laranja amarga é outro estimulante natural. Basta beber um chá para “recompor-se” fisicamente.

Embora não haja nada de errado com os suplementos manipulados, podem não ser uma solução a médio e longo prazo, enquanto que manter o consumo regular de substâncias naturais poderá mantê-lo ativo sempre que necessário.