A dor na coluna é um problema que atinge grande parte da população mundial. O problema pode ter diversas origens e possui inúmeras opções de tratamentos. Um deles é método Busquet, terapia alternativa que promete eliminar a dor em cinco sessões.
Leia também:
Nem todo salto é inimigo; veja mitos e verdades sobre dor nas costas
Obesidade e sedentarismo são as principais causas da lombalgia
Dor nas costas por postura errada
Segundo o fisioterapeuta e professor oficial do Método Busquet no Brasil, Leonardo Machado, o diferencial da terapia é que ela não trata apenas a dor em si, mas busca entender sua origem. “Outras terapias, como o Pilates e RPG, cuidam da dor somente no ponto em que ela é sentida, forçando a coluna a ficar alinhada. Já o Busquet faz um tratamento profundo, observando a causa da dor”, explica.
Causas da dor nas costas
Leonardo explica que o incômodo pode ser originado pelos mais variados motivos, incluindo alergias, refluxo e até ovários policísticos. “O esqueleto humano se programa para proteger as tensões produzidas pelo corpo, e a coluna só consegue se alinhar se essa tensão se dissipar”, esclarece.
Em outras palavras, quando o organismo desenvolve alguma disfunção, a tendência é que o corpo adote uma postura de enrolamento, que alivie a dor. “Em 80% dos casos, as tensões internas recrutam os músculos para obter conforto e alívio”, afirma.
No entanto, essa reação promove uma mudança na postura, causando a perda das curvaturas corporais e, como consequência, a dor na coluna. “A dor, portanto, não é um diagnóstico, mas sim um sintoma de que algo está errado no organismo”, conclui Leonardo.
“Toda má postura deve ser considerada como a forma mais lógica que o corpo encontrou de buscar conforto. Por isso, a melhora da postura não deve ser imposta: a postura se liberta, junto com as respectivas tensões”, explica o fisioterapeuta.
“A dor é um sintoma, não o diagnóstico”, diz especialista no método Busquet (Thinkstock)
Como funciona o método
O Método Busquet tem a proposta de tratar a origem do problema e, como consequência, recuperar as curvas fisiológicas naturais da coluna vertebral e aliviar a dor. Para isso, é feita uma avaliação global do paciente.
O tratamento é feito através de sessões de fisioterapia que visam desfazer, manualmente, os pontos de tensões musculares e articulares. “As técnicas empregadas são dinâmicas e de relaxamento, e o tratamento, em geral, consegue proporcionar resultados mais rápidos e duradouros do que os métodos atualmente conhecidos”, garante Leonardo.
Além do procedimento em consulta, o paciente também recebe orientações quanto aos hábitos alimentares, que são muito importantes para o sucesso do tratamento. “As principais alterações musculoesqueléticas do corpo são oriundas de tensões geradas a partir da alimentação inadequada”, revela o fisioterapeuta. Leite, café e frituras são alguns dos alimentos que podem irritar as mucosas do estômago e intestino e, como consequência, promover mudanças na postura – portanto devem ser evitados. O mesmo vale para ingredientes que causam prisão de ventre.
O método pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade – desde recém-nascidos até idosos.
Saiba como deixar a musculatura saudável e prevenir dores e lesões:
–>