A alergia alimentar é caracterizada por uma reação adversa, ou seja, indesejável, que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o processo envolve um mecanismo imunológico que pode causar diversas reações, das mais leves às mais graves.
Sintomas de alergia alimentar

Quem sofre de algum tipo de alergia alimentar pode apresentar sinais variados na pele, sistema respiratório e/ou gastrointestinais. Veja a seguir os mais comuns.
Sintomas de alergia alimentar na pele

- Urticária
- Inchaço
- Coceira
- Feridinhas (eczema)
Sintomas gastrointestinais de alergia alimentar

- Diarreia
- Dor abdominal
- Vômitos
Sintomas respiratórios de alergia alimentar

- Coriza
- Tosse
- Rouquidão
- Chiado no peito
Como muitas destas manifestações podem ser facilmente confundidas com outras doenças, prestar atenção aos sinais, quando recorrentes, são de extrema importância, especialmente entre bebês e crianças. Qualquer tipo de alimento pode desencadear reação alérgica, mas algumas comidas específicas estão envolvidas na maioria dos casos. São elas: leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos. A alergia a estes alimentos depende dos hábitos alimentares da população.

Não existem medicamentos específicos para prevenir a alergia alimentar. Se a condição é diagnosticada, o paciente, além de evitar contato com o alimento desencadeante da crise, poderá fazer uso, sob orientação médica, de remédios para tratar os sintomas.
Alergia alimentar
- Quem tem alergia ao amendoim pode comemorar: ciência achou tratamento
- Primeiros sinais que uma criança que tem alergia alimentar apresenta
- São estes os 6 alimentos que mais causam alergias nas crianças








