Dietas restritivas e a busca do corpo perfeito não são mais exclusividades dos adultos. É o que mostra uma pesquisa realizada na Inglaterra com mais de 300 crianças. De acordo com o levantamento, a insatisfação com a imagem corporal começa aos 6 anos de idade. E isso se comprova com os diversos casos que mobilizaram a internet nos últimos tempos. Afinal, será que essa é uma preocupação saudável ou uma obsessão desnecessária para essa fase da vida?
Leia também
Dietas perigosas: riscos dos cardápios restritivos
8 sinais que a sua dieta está errada
18 fatos sobre emagrecimento que você não conhecia
Entenda a pesquisa
O estudo feito pela Universidade Leeds Beckett, na Inglaterra, questionou 301 crianças com menos de 9 anos sobre suas relações com a comida e quão felizes eles estavam com seus corpos. As crianças foram questionadas, por exemplo, se elas tentavam comer menos para não ficarem gordas e se elas sabiam qual era a dieta de seus pais.

De todas as crianças, 19% estavam com sobrepeso e obesidade. Eles estavam mais insatisfeitos com suas formas que seus colegas mais magros. Especialmente as meninas queriam ser mais magras. As crianças mais novas foram as que mais disseram que já tinham feito dietas.
Dieta restritiva para crianças: bom ou ruim?
De acordo com os pesquisadores, as crianças estão adquirindo hábitos de dieta que podem comprometer a qualidade da alimentação necessária para o crescimento e o desenvolvimento. Eles ressaltam ainda que uma imagem corporal negativa pode tornar mais difícil a perda de peso e aumentar as chances de anorexia na adolescência e vida adulta.
De acordo com informações do Hospital Albert Einstein, dietas restritivas sem orientação podem causar alterações no desenvolvimento e formação dos ossos, prejudicar o sistema imunológico e sobrecarregar órgãos. A nutricionista da instituição Maria beatriz Braga, explica que o fato de a criança estar acima do peso não é necessariamente um problema, já que ela ainda irá crescer. O mais importante é fazer o controle da alimentação.
Crianças em busca do corpo perfeito

A cantora Simony recentemente entrou na onda fitness e emagreceu 25 kg. Sua filha Aysha, de 11 anos, está acima do peso e passou a acompanhar a mãe na academia.

A foto acima foi postada por Simony em seu Instagram com a legenda: “Está linda! Não tenha medo da mudança. Coisas boas se vão para que outras melhores possam vir”.


A foto rendeu a crítica da modelo Solange Gomes,ex-mulher de Renato Gaúcho.

Seguindo exemplos de blogueiras adultas, Anna Clara Mansur, de nove anos, se autointitulou a “primeira blogueira fitness infantil”.

O estilo de vida da menina gerou muitas críticas nas redes sociais.









