A palmarosa é uma espécie de capim pertencente à família do capim limão. Seu aroma agradável, semelhante ao das rosas, já tornou a planta popular para a indústria de cosméticos como componente para fabricação de sabonetes e perfumes. Entretanto, o óleo essencial obtido dela também merece atenção especial em função de suas diversas propriedades medicinais, que podem ser utilizadas para tratar e combater uma série de doenças e incômodos no corpo comuns no dia a dia.
Leia também:
Óleo de orégano contra dores no corpo
Óleo de lavanda para cuidar da pele
Benefícios do óleo de jasmim
Antiviral e antisséptico naturais
O óleo de palmarosa é um poderosos aliado para evitar infecções em geral, especialmente em feridas mais superficiais e funciona como antisséptico natural para limpar a região. Além de proteger a pele da entrada de bactérias, ajuda a eliminar as que já se instalaram. Seus componentes contam ainda com a capacidade de dificultar a proliferação de vírus.
Antioxidante
O óleo essencial de palmarosa é um citofilático, o que significa que promove a renovação e o desenvolvimento das células. Essa capacidade é útil para r etardar os sinais de envelhecimento, cicatrizar feridas e fortalecer o sistema imunológico.
Digestivo
Além de ajudar a potencializar absorção dos nutrientes dos alimentos pelo corpo, esse óleo estimula a secreção dos sucos digestivos, facilitando, assim, o processo.
Hidratante natural
O produto ajuda a impedir que a água evapore pela pele, mantendo assim a hidratação do tecido. Além disso, esse óleo funciona como um tonificantes e auxilia no combate a inflamações superficiais.