Benefícios do óleo de benjoim

por | mar 13, 2014 | Saúde

Do tronco da árvore do benjoim, originária da Indonésia, é extraído um óleo essencial utilizado desde a antiguidade para medicina aromaterápica. Com uma aroma quente semelhante ao da baunilha, o produto é mais comumente utilizado para curar problemas de pele.

Leia também:
Hidratar a pele com óleo de urucum
C
urar feridas com pomada natural de calêndula
Ó
leo de amendoim faz bem ao coração

O óleo conta com uma série de propriedades medicinais, transmitidas por meio da fricção do produto no corpo. Com isso, o benjoim é utilizado para eliminar bactéricas, fungos, combater inflamações, cicatrizar feridas, favorecer a circulação sanguínea. Além disso, o produto também é utilizado para diminuir gases, descongestionar o sistema respiratório e como desodorante.

Outros benefícios

Graças às suas propriedades antioxidantes e conservantes, o óleo de benjoim pode ser misturado a outros óleo vegetais para aumentar seu tempo de vida útil. Na pele, seu efeito elástico também é utilizado para acabar com a pela descascada, além de aliviar coceiras e irritações. A massagem com esse óleo também alivia dores pulmonares e, a partir de sua tintura, são produzidos remédios contra tosses.