Banho de assento é uma técnica muito usada e difundida pela ginecologia natural para tratar infecções íntimas porque contribui para a manutenção do pH vaginal.
Capaz de curar infecções vaginais e até hemorroidas, o método é simples e consiste em sentar por alguns minutos em uma bacia cheia do líquido terapêutico, que pode ser chá de camomila ou barbatimão, vinagre, bicarbonato, entre outras substâncias. Entretanto, apenas um especialista pode indicar qual composto e a quantidade indicada para cada caso.
Banho de assento contra candidíase
Para a candidíase, causadora de coceira e mau cheiro, use o chá de barbatimão. De acordo com o ginecologista Élvio Floresti, o banho de assento com barbatimão ajuda a reduzir os sintomas da infecção e ainda contribui para a diminuição de verrugas provocadas pelo HPV.
Como fazer?
Prepare um chá com as cascas do barbatimão. Você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água. Depois, despeje o líquido – que deve estar morno – em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima por no mínimo cinco minutos ou até que a mistura fique fria. Você pode usar uma bacia, bidê ou banheira.
Embora o tratamento seja efetivo, ele não dispensa orientação médica, uma vez que cada erva serve para um problema específico.
Terapias naturais
- 11 coisas para não fazer quando você toma banho com alguém
- Tratamento natural através da terapia do bambu: conheça mais
- Como relaxar em casa: escalda-pés, esfoliação e banho de ervas