No ar em “Todas as Flores”, Ana Beatriz Nogueira superou câncer e enfrenta doença incurável com otimismo

Ana Beatriz Nogueira é exemplo de coragem, força e amor à arte: mesmo convivendo há mais de uma década com uma doença incurável e enfrentando um câncer, a atriz nunca parou de trabalhar.

“Eu descobri o câncer, operei e dois meses depois estava gravando. Eu preciso trabalhar porque não sei fazer outra coisa, é uma necessidade de me manter viva artística e literalmente”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

No começo do ano, Ana Beatriz Nogueira foi surpreendida com um diagnóstico de câncer no pulmão e precisou passar por uma cirurgia para a retirada do tumor maligno. “Tiraram um pedaço do órgão, todo o lóbulo inferior esquerdo. O tumor era pequeno e estava encapsulado. Não tinha metástase. Os médicos falam que estou curada”, explicou à coluna de Patricia Kogut, do jornal O Globo.

Ana Beatriz Nogueira
Globo/Estevam Avellar

Pouco tempo depois da operação, Ana já começou a gravar sua participação na novela “Todas as flores”, do Globoplay. Na trama, ela vive Guiomar, personagem casada com Fabio Assunção e mãe de Humberto Carrão.

Após o tratamento, a atriz também rapidamente retornou aos palcos para dar continuidade a seu monólogo, “Tudo o que Eu Queria te Dizer”. “O que importa é que estou perfeitamente saudável e apta para trabalhar, até segunda ordem. Lá vou eu”, declarou.

Além de lidar com o câncer, Ana Beatriz Nogueira ainda enfrenta os desafios de conviver com a esclerose múltipla, doença incurável que, por gerar danos ao sistema nervoso, resulta em sintomas que diminuem mobilidade, equilíbrio e causam dores. A esclerose múltipla, no entanto, não é uma sentença e pode ficar “adormecida” com o tratamento adequado.

TV Globo

A atriz descobriu a condição em 2009 e diz que não teve progressão significativa desde o diagnóstico. Ela garante, porém, que nunca faltou um só dia ao trabalho.

Ana Beatriz Nogueira inspira com a forma como encara seus problemas de saúde, não perde o otimismo e, com uma frase simples, mas bastante poderosa, definiu sua própria filosofia: “A vida é um dia de cada vez”.

Saúde