A meditação transcendental previne ataques cardíacos

por | nov 19, 2009 | Saúde

Poderoso elemento para que possamos nos sentir bem e uma das melhores entradas à paz interior, a meditação transcendental é uma ferramenta que temos ao alcance das nossas mãos e que pode nos aportar vários benefícios.

Muitas pesquisas já manifestaram os benefícios desta prática, e falaremos hoje de um deles, para destacar a meditação transcendental como prática saudável. Estamos fazendo referência a uma pesquisa realizada pelo Medical College de Wisconsin e a Universidade Maharishi de Iowa, na qual destacou-se o papel da meditação transcendental para evitar ataques cardíacos.

Ao longo da pesquisa solicitaram aleatoriamente a 201 pacientes, de ao redor de 60 anos de idade, e com problemas de tipo cardiovascular, que seguiram um programa de meditação transcendental ou que realizaram algumas mudanças no seu estilo de vida.

Após nove anos de seguimento por parte do grupo de pesquisadores, liderado pelo Dr. Robert Schneider, comprovou-se que os pacientes que tinham praticado a meditação transcendental tinham reduzido a porcentagem de falecimentos por ataques cardíacos em um 47% em relação ao outro grupo.

Schneider e sua equipe acharam a explicação no fato de que a meditação transcendental faz com que o nosso corpo libere substâncias capazes de melhorar a atividade cardíaca, além do nosso bem-estar mental e emocional.