A meditação reduz a dor

por | nov 15, 2009 | Saúde

A redução da dor é algo que pode ser encarado desde várias perspectivas; tem-se comprovado que a acupuntura permite reduzir a dor, que a hipnose e o ioga também, inclusive temos em OutraMedicina um interessante post que fala de como xingar ajuda a diminuir a dor. Mas se nada disso funcionar, hoje você verá que sua outra opção é a meditação.

Este mesmo conselho foi dado pelos pesquisadores da UNC Charlotte, os quais chegaram à conclusão de que a meditação tem a capacidade de ajudar a reduzir e controlar a dor.

Ao publicarem no The Journal of Pain, os pesquisadores comentaram sua investigação, na qual ficou demostrado que uma meditação simples e sem muito treino pode jogar um papel muito importante na redução e controle da dor em pacientes.

Ao longo de três experimentos os pesquisadores aplicaram choques elétricos aos voluntários, e ao mesmo tempo mediram o efeito de breves seções de meditação direcionada a reduzir a dor deles. Os pacientes que receberam o treino lograram controlar de forma mais efetiva as dores dos choques.

Estes r esultados servem para adicionar a meditação à lista de terapias para reduzir a dor, e corre com a vantagem de que não falamos de uma dor específica e concreta e sim de uma dor geral.