É cada vez mais comum que todas as funções necessitem de computador para serem desempenhadas. A inclusão da tecnologia, no entanto, embora traga uma série de facilidades e benefícios, pode comprometer a saúde do indivíduo. Passar muitas horas em uma única posição compromete pescoço, coluna, joelhos, braços e mãos.
Leia também:
Exercícios feitos em casa também aliviam dores nas costas
Como caminhar de forma correta e evitar dor nas costas
Cuidar da musculatura do pescoço é essencial para evitar papada
Segundo João Polydoro, ortopedista especialista em lesão do ombro, as queixas mais comum relacionadas ao tempo de trabalho na frente do computador são dores no pescoço, bursite, inchaço nas pernas e pés e lesões por esforço repetitivo.
“A gente se curva para ler as informações na tela e isso faz com que os músculos fiquem retraídos e duros, a curvatura da lombar mais plana e a curva das vertebras mais acentuada. Isso gera sensação de queimação e dores ocasionando até inflamações mais graves”, explica o médico.
Como diminuir o tempo de uso de computadores nem sempre é possível, alguns hábitos podem fazer com que esse longo período não seja prejudicial à sua saúde.
Uso muito o computador: como evitar dor nas costas
Posição dos equipamentos: a tela do computador precisa estar na altura dos olhos – nem muito alta e nem muito baixa. O teclado fica na frente dos braços e o mouse bem próximo do teclado.
Pés e pernas: para a postura ideal, os pés precisam ficar completamente apoiados no chão. Se a altura da cadeira não permitir, providencie um apoio de pés. É essencial que todos os apoios existam – braço, lombar, bumbum, pés.

Cadeira: ela é a maior sustentação do corpo durante horas e precisa ter a curvatura do encosto adequada. Além disso, o apoio para os braços na altura certa é essencial. Você precisa conseguir digitar com os braços confortavelmente apoiados.
Tempo de descanso: a cada hora é recomendado parar 10 minutos e levantar. Além de esticar as pernas e estimular a circulação, braços e mãos devem ser alongados.
Em caso de dores já existentes, além de procurar um ortopedista, também é possível utilizar gelos, órteses e automassagem nas regiões doloridas.









