Além de investir em treinos específicos para ganhar músculos e reforçar alguns nutrientes na alimentação, são necessários alguns cuidados para ganhar mais massa sem prejudicar a saúde. Confira alguns hábitos que prejudicam o crescimento muscular para deixar de lado.
Muita proteína e pouco carboidrato
O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo que, na falta desse nutriente, começa a consumir proteína, impedindo que ela forme a massa muscular. Por isso, para que a proteína seja melhor aproveitada, é fundamental que haja quantidade suficiente de carboidrato para ser queimada.
Ir e voltar da academia sem comer
Comer pequenos lanches saudáveis antes e depois da prática de exercícios é fundamental para melhorar o desempenho e fazer com que o corpo aproveite melhor os nutrientes. Uma boa alternativa para antes dos treinos é um lanche à base de carboidratos completos de baixo índice glicêmico, que liberam energia constante. Depois, é importante combinar carboidratos e proteínas para favorecer a formação de músculos.
Contar muito as calorias
Para manter uma dieta equilibrada é fundamental atentar-se à quantidade de calorias ingeridas. Entretanto, essa não deve ser a única preocupação, é importante também cuidar da qualidade das calorias ingeridas.
Eliminar totalmente gordura da alimentação
Para que o organismo funcione bem, as gorduras também são importantes. Para não prejudicar a saúde, a dica é apostar nas gorduras boas – poli e monoinsaturadas –que saciam e fornecem energia, além de protegerem o coração e prevenirem o envelhecimento precoce dos músculos.
Leia também:
Malhar em jejum emagrece mais?
Treino rápido para malhar na hora do almoço
Gordura visceral é perigosa para o coração e para o cérebro