Como vencer a preguiça de fazer atividade física? Pesquisadores sugerem estratégia

Técnica garante que você trabalhe o seu cérebro para que ele não tenda a evitar o esforço

Você sempre diz que na próxima semana focará nas atividades físicas e acaba sendo vencido pelo cansaço? De fato, o nosso corpo tende a procurar maneiras de limitar o esforço. No entanto, pesquisadores chegaram à uma estratégia para vencer a preguiça. Veja como!

Estratégia para vencer a preguiça de fazer exercícios

(Crédito: freepik/freepik)

De maneira geral, um artigo republicado de The Conversation explicou que o esforço conta com três fases (antes, durante e depois) que, embora tenham um padrão, podem agir de maneira diferentes nas pessoas.

  • Antes: trata-se da antecipação do esforço na mente que, em alguns casos, pode fazer com que a pessoa escolha a opção que exija menos esforço mesmo que inconscientemente. No entanto, para outras pessoas, a recompensa que o esforço traz tende a estimular pela escolha do que exige mais.
  • Durante: é comum que nosso corpo busque por maneiras de minimizar o consumo de energia, como desacelerar o passo de uma corrida ao perceber que chegará no destino final a tempo, por exemplo. No entanto, isso não significa de fato evitar o esforço, mas usar a energia de maneira mais sábia.
  • Depois: nosso cérebro tende a dar mais valor à recompensa após um esforço intenso. Conhecido como justificação do esforço, esse fenômeno tem como foco reduzir a sensação de desconforto de uma tarefa difíco.

Ao reconhecer essas três fases, então, é possível criar uma maneira de incentivar o seu corpo a optar pelo esforço. Dessa maneira, você pode seguir um passo a passo, como:

  • Não superestimar o esforço a fim de já não buscar por maneiras de evitá-lo. Para isso, opte por sessões curtas e progressão gradual. No entanto, não subestime demais o esforço, para não gerar desmotivação.
  • Durante o esforço, desvie a atenção das sensações desagradáveis. Para isso, use música, um vídeo ou até se imagine em uma sensação de mais conforto.
  • Ao final, então, foque nos benefícios causados pelo seu esforço. Isso irá criar um ciclo virtuoso e estimular a continuidade.

Exercícios e bem-estar