Um dos incômodos comuns para quem está em busca de uma mudança corporal é o acúmulo de gordura localizada, em especial, na região da barriga. Popularmente chamada de “pochete”, a gordura na parte baixa do abdômen tem como ser perdida por meio de exercícios físicos e dietas.
Como perder a “pochete”: exercícios
A educadora física Vanessa Furstenberger, especialista em emagrecimento e hipertrofia, esclarece que o ideal para perder gordura abdominal é diversificar os exercícios, com musculação e aeróbico, já que cada um deles ajuda a eliminar gordura em momentos diferentes e ressalta que é importantíssimo manter a regularidade dos exercícios, pois isso é o que garante os resultados.
Além de perder a gordura abdominal com estas diferentes atividades, enrijecer os músculos da região será fundamental não só para resultado estético, mas porque a região tem o papel de estabilizar a coluna e prevenir lesões, além de proteger os órgãos internos da cavidade abdominal.
Fortalecer o abdômen melhora o equilíbrio e previne hérnias de disco, umbilicais e diástase. Todas essas doenças são causadas quando acontece uma pressão repentina dentro da barriga, que pode ocorrer, por exemplo, por conta da obesidade ou da gravidez.
Exercícios para barriga
O educador físico Paulo Junior, especialista em obesidade e emagrecimento, recomenda alguns exercícios específicos para tonificar o abdômen.
- Exercício 1: Abdominal infra
Deitado de barriga para cima, o praticante vai manter os joelhos flexionados e fazer o movimento de subida das pernas, “enrolando” o tronco e levando o quadril em direção ao ombro.
- Exercício 2: Prancha
Deitado de barriga para baixo, a pessoa vai sustentar o corpo apoiando somente os cotovelos e os pés de forma que todo corpo fique paralelo ao solo.
- Exercício 3: Tesoura
Com a mão embaixo do glúteo ou cruzadas no peito, vai manter as pernas em 45° graus fazendo o movimento de abrir e fechar as pernas.
- Exercício 4: Canoa
Deitado de barriga pra cima, o indivíduo vai sustentar os braços, costas e pernas fora do solo com a força do abdômen.
- Exercício 5. Canivete
Deitado de barriga pra cima, a pessoa deve colocar as mãos abaixo dos glúteos e com uma das pernas em direção ao ar e a outra no solo, executando o movimento de trocá-las de posição mantendo-as estendidas.
- Exercício 6: Twist abdominal
Deitado de barriga pra cima, mãos posicionadas nas orelhas, uma perna flexionada e a outra estendida, vai fazer o movimento rotação do tronco trazendo o joelho de encontro ao cotovelo oposto.
Além destes, a personal trainer Luciana Oliveira, especialista em treinos de eletroestimulação, também recomenda outros dois exercícios para fortalecer a região:
- Exercício 7: Abdominal infra alternado
Na mesma posição do abdominal infra (primeiro exercício), a pessoa deve fazer o movimento de subir e descer as pernas de maneira alternada.
- Exercício 8: Abdominal bicicleta
Com apoio do antebraço no chão, ou com as mãos, tronco levemente levantado, o praticante deve fazer o movimento alternado das pernas levando o joelho flexionado em direção ao peito, como se fizesse o movimento de pedalada.
Perder barriga: dieta como aliada
Além disso, a instrutora Vanessa Furstenberger afirma que apostar em uma dieta de déficit calórico, isto é, um plano alimentar que promova a ingestão de menos calorias do que as que são gastas por dia no total, ajudam a potencializar os resultados de quem deseja que a região fique ainda mais tonificada.
“A menor ingestão de calorias faz o organismo ter que usar a gordura do corpo como reserva de energia durante os exercícios físicos, auxiliando a perda de gordura”, afirma.
Dicas para perder barriga
5 exercícios para deixar o abdômen reto que não são o típico abdominal deitado
Esqueça os abdominais: 7 exercícios diferentes para ter barriga durinha e definida
9 mudanças para começar hoje e ter o abdômen mais liso e firme em 2 meses