null: nullpx
burnout-Tasaudavel

7 famosos que já tiveram burnout e falaram de forma aberta sobre o assunto

Relembre celebridades que falaram abertamente sobre o esgotamento físico e mental e prestaram grande serviço
Publicado 27 Jun 2022 – 06:04 PM EDT | Atualizado 27 Jun 2022 – 06:04 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Lucas Lucco e príncipe Harry Crédito: @lucaslucco/Instagram/WPA Pool/Equipe/Getty Images

A palavra "burnout" em português significa "totalmente queimado" e, no caso da síndrome de burnout, faz alusão justamente ao que causa esta condição. Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout é uma doença ocupacional causada especialmente pela sobrecarga de afazeres e estresse extremo - e nem os famosos estão isentos. Relembre celebridades que já se abriram sobre a síndrome de burnout e ajudaram, com isso, a incentivar as discussões importantes a respeito.

7 famosos que já tiveram burnout

#1 Sandra Bullock


Em entrevista recente ao veículo norte-americano " The Hollywood Reporter", a atriz mencionou uma pausa na carreira em prol da saúde mental e, em meio ao assuntou, falou sobre o diagnóstico de burnout. A respeito do assunto, ela demonstrou estar tentando tomar as rédeas da própria rotina. "Eu não quero ficar presa às agendas de mais ninguém além da minha. Estou muito cansada e completamente incapaz de tomar decisões saudáveis e sábias, e tenho consciência disso", desabafou a estrela.

#2 Lucas Lucco


Além de depressão e síndrome do pânico, o cantor sertanejo também sofreu com episódios de esgotamento e falou abertamente sobre seus problemas nas redes sociais. Aos fãs, ele deixou mensagens de incentivo. “Lute! E escute somente as vozes que te incentivam a chegar lá. Segure nas mãos de quem também deseja que você seja um vencedor. Vença as dores”, escreveu Lucas em uma publicação para apoiar quem passava por problemas semelhantes aos dele.

#3 Rihanna


Em 2011, no documentário "Road to Talk That Talk", a cantora Rihanna também admitiu ter entrado para a lista de celebridades que vivenciaram o burnou. Segundo ela, ao terminar o álbum que estava gravando na época, ela teve um colapso ligado à exaustão e, devido aos sintomas, teve inclusive de ser levada às pressas ao hospital, onde foi diagnosticada com a síndrome. Tempos depois, já recuperada, ela revelou, na época, não conseguia sequer atender ao telefone sem ter crises de choro.

#4 Wanessa Camargo


Em 2016, sobrecarregada de conciliar a vida pessoal e a profissional, Wanessa Camargo foi outra celebridade a enfrentar o burnout. Em entrevista ao programa "Encontro" (Rede Globo), ela detalhou as dificuldades. "Tenho bastante esgotamento físico. Isso aconteceu muito quando virei mãe de dois. Tenho que conciliar o trabalho com a vida de casa e a social de alguma forma. Sou aquela que, quando tem esgotamento, chora", pontuou.

#5 Príncipe Harry


Sob os holofotes desde muito cedo, o príncipe Harry surpreendeu quando, no início de 2022, durante uma live, se abriu sobre também ter vivenciado o burnout. Segundo Harry, que se separou oficialmente da família real britânica em 2021, o sentimento era de ver "tudo ao redor estar trabalhando contra" ele, e o quadro o levou a prestar mais atenção na própria saúde mental. "Eu estava ‘queimando a vela’ pelas duas pontas. Esse é o momento em que você é forçado a olhar dentro de você", disse ele na ocasião.

#6 Anitta


Em 2018, no documentário "Vai Anitta" (Netflix), a cantora surpreendeu ao afirmar já ter sofrido de depressão. Já em 2019, porém, ela voltou a se abrir sobre saúde mental, vindo a público para explicar que fora diagnosticada com burnout e estafa mental. Conhecida por trabalhar incansavelmente, Anitta teve até de cancelar um programa para cuidar de si na época.

#7 Izabella Camargo


Em 2018, a então jornalista da Rede Globo Izabella Camargo também teve de se afastar do trabalho após o diagnóstico de síndrome de burnout. Desde então, ela fala abertamente sobre o tema de forma extremamente sincera; em 2019, por exemplo, afirmou ter vivenciado não uma, mas seis crises de estresse no ano. Em um relato sobre o burnout, inclusive, ela deixou claro que, desde o diagnóstico, não se vê como livre da síndrome. "Eu não superei o burnout, eu convivo com ele e com uma quantidade de estresse muito prejudicial à saúde", afirmou nas redes sociais.

Sintomas e impactos de burnout


O esgotamento físico e mental é um dos sintomas mais comuns da síndrome de burnout, e este quadro tende a fazer com que a pessoa passe a apresentar, por exemplo, mudanças bruscas de humor, depressão, pessimismo, baixa autoestima, dificuldade de se concentrar, entre outras questões.


As crises causadas pelo burnout ainda costumam desencadear sintomas como dores de cabeça, cansaço, palpitação, dores musculares, insônia, crises de asma, pressão alta e distúrbios gastrintestinais, por exemplo.

O burnout pode atingir qualquer pessoa, mas as mais afetadas são, em geral, as perfeccionistas e as que têm dificuldade em estabelecer limites de dedicação e de fluxo de trabalho. O quadro não faz distinção entre áreas de atuação, podendo acontecer tanto com funcionários de comércios, membros de uma empresa ou pessoas famosas.

Saúde dos famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse