Quais alimentos aceleram o metabolismo: 13 opções

Apesar de não haver fórmula mágica para emagrecer, existem, sim, alguns atalhos que tornam esse caminho um pouco mais curto e menos sofrido. Um deles é a ingestão de alimentos que aceleram o metabolismo.

Leia também:
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
Emagreça comendo: 13 alimentos com calorias negativas
Alimentos que emagrecem, segundo top nutricionista

Há muitos ingredientes que causam este efeito. Os termogênicos, por exemplo, são capazes de promover um leve aumento da temperatura corporal, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Outros provocam uma digestão mais demorada e trabalhosa, obrigando o organismo a gastar mais energia neste processo. Há ainda os alimentos que garantem a boa saúde e funcionamento do corpo, garantindo que ele não deixe de queimar as calorias que precisa durante o dia por conta de alguma deficiência.

Abaixo, confira uma lista de 13 alimentos que estimulam seu corpo a queimar mais calorias e, assim, facilitam o emagrecimento rápido.

Pimentas – Promovem o aceleramento instantâneo do metabolismo, além de reduzir a gula e provocar a saciedade. Estudos mostram que consumir pimenta pode aumentar a taxa metabólica em até 25% durante 3 horas.

Grãos integrais – Os carboidratos complexos, como pão e massa integrais, quinoa, aveia, etc., demoram mais para serem digeridos, já que o corpo precisa “quebrar” a casca que os envolve. Assim, gasta mais energia. Além disso, as fibras presentes nestes alimentos “sugam” a gordura do corpo e ainda promovem saciedade por muito tempo.

Brócolis – Rico em cálcio e em vitamina C, este vegetal oferece muitos antioxidantes ao organismo, eliminando toxinas, como gordura, e desinchando. Além disso, contém muita fibra e favorece o sistema imunológico, dois fatores que aceleram o metabolismo.

Sopas – Um estudo revelou que a combinação entre líquidos e sólidos destas preparações reduz a fome e o excesso de comida, acelerando o metabolismo e queimando mais gordura.

Chá verde – Termogênico, antioxidante e diurético, o chá verde é perfeito para quem quer diminuir as medidas.

Maçã e pera – Estudos relacionaram essas duas frutas a uma taxa metabólica maior e perda de peso mais rápida.

Especiarias – Além das pimentas, alho, canela, pimenta-do-reino, cebola em pó e outros temperos são ótimas formas de acentuar o sabor dos pratos, oferecer saciedade e acelerar o metabolismo, já que são termogênicos.

Frutas cítricas – Provavelmente graças à alta concentração de vitamina C, essas frutas ajudam a eliminar a gordura do corpo, fortalecem o sistema imunológico, desintoxicam o corpo e ainda reduzem picos de insulina.

Cálcio – Um estudo mostrou que pessoas que consomem de 1.200 a 1.300 ml de cálcio por dia perderam o dobro de peso do que aquelas que não ingeriram o nutriente.

Ômega-3 – Esses ácidos graxos reduzem a produção de um hormônio chamado leptina, um químico natural que desacelera o metabolismo.

Água – Beber água é uma das maneiras mais fáceis e naturais de acelerar o metabolismo e a queima de gorduras. Além disso, o hábito promove a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, combate o inchaço e dá ao corpo as condições necessárias para realizar atividades físicas de maneira eficaz.

Mostarda em grãos – Outro tempero termogênico que aumenta a temperatura do corpo e acelera a queima de gorduras.

Gengibre – Adicione essa raiz aos sucos, doces, pratos salgados e até à água para obter misturas poderosas que aumentam seu gasto calórico ao longo do dia e enxugam medidas.