Nutricionista ensina “regra de 4” para você criar fórmula de bebida emagrecedora

por | abr 19, 2019 | Alimentação

Você já deve conhecer o smoothie, aquele milkshake saudável feito à base de frutas congeladas e ingredientes naturais, perfeito para tomar no café da manhã ou no lanche da tarde. Agora, a moda é o smoothie em camadas, que além da apresentação mais colorida e atraente, leva uma dose a mais de alimentos funcionais e pode ser um forte aliado em dietas para perder peso.

Dependendo da combinação de ingredientes, este smoothie não só ajuda a aumentar a eliminar a fome como também faz com que o intestino funcione melhor, graças à sua alta quantidade de fibras. A dica é da nutricionista Patricia Davidson Haiat, que compartilhou em seu Instagram uma receita de camadas baseadas em quatro grupos de alimentos: frutas, fibras, alimentos funcionais e gorduras boas para servir de base.

Smoothie: benefícios

O melhor de tudo é que, além de ficar com uma aparência colorida e apetitosa, este tipo de smoothie provoca explosões de sabores diferentes à medida que o copo vai esvaziando. Confira os benefícios de alguns dos ingredientes do smoothie em camadas:

Gorduras “do bem”: no lugar do leite comum, Patricia Davidson Haiat recomenda usar ingredientes ricos em gorduras insaturadas: leite de coco, leite de amêndoas, leite de macadâmia, avocado ou creme de castanha de caju. Estas gorduras auxiliam no aumento do colesterol bom e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, além de potencializar a absorção de vitaminas no organismo.

Frutas: as frutas como banana, papaya e mirtilo, por exemplo, entram com o sabor, além de serem ingredientes ricos em vitaminas e minerais.

Fibras: as fibras presentes na aveia, sementes de linhaça e chia ajudam a regular o intestino e reduzir o colesterol ruim.

Alimentos funcionais: itens como a canela em pó e farinha de sementes de uva garantem doses extras de antioxidantes, proteínas e outras substâncias benéficas.

Bomba de nutrientes

Para começar, a nutricionista orienta a fazer uma primeira camada rica em antioxidantes: bater uma xícara de mirtilos com 100 ml de leite de amêndoas, uma colher de sobremesa de sementes de chia e outra de nibs de cacau.

Por cima dela, vai outra camada para ajudar o intestino e acelerar o metabolismo: meio mamão papaya, leite de coco, uma colher de farelo de aveia e uma colherinha de canela em pó. Em seguida vem uma bomba de vitaminas: uma banana congelada, meio avocado, sementes de linhaça e spirulina em pó, que é uma fonte alternativa de proteína e aumenta a sensação de saciedade.

A penúltima camada é feita com a fruta do momento: pitaya batida com leite de macadâmia, biomassa de banana verde rica em fibras e farinha de semente de uva, fonte de fibras e flvonoides que ajudam a prevenir doenças. No topo, cores vivas para estimular a primeira colherada: manga, creme de castanha de caju, psyllium e golden milk, que é uma mistura de leite vegetal com cúrcuma.

Receitas de bebidas funcionais