Exercício de Bacchi é versão mais potente da esteira que deixa pernas e glúteos duríssimos

https://www.instagram.com/p/BOmZ6OCAKji

Meses depois do parto de Enrico, seu primeiro filho, Karina Bacchi já desfila um corpo sequinho por aí. Até porque, mesmo antes da gravidez, a apresentadora já era assídua praticante de musculação e ostentava músculos tonificados. Agora, depois da gestação, ela tem voltado aos treinos aos poucos.

Uma de suas apostas é fazer aeróbico no elíptico, conforme revelou em seu InstaStories. O equipamento é similar à esteira, mas pode proporcionar treinos mais potentes e muitas vezes é esquecido pelos praticantes das academias. Ele pode fazer milagres pelo corpo, entenda por quê:

Elíptico ou esteira: veja diferenças

O personal trainer Rafa Moreira, do Rio de Janeiro, explica que ambos os equipamentos são ótimos para exercitar a musculatura do corpo e trabalhar o sistema cardiovascular. Porém, há alguns pontos de diferença que valem a pena serem citados.

É o caso da diferença de impacto entre um e outro equipamento.

Esteira

ShutterStock

A esteira emagrece bastante e consegue proporcionar treinos mais dinâmicos em relação ao elíptico. Isso porque com ela é possível variar inclinação e velocidade com grande facilidade, sendo possível, inclusive, montar um treino intervalado sem grandes dificuldades.

Além disso, a esteira simula o movimento de caminhada ou corrida, que são muito comuns para o humano e por isso pode ser mais confortável para determinadas pessoas.

No entanto, o aparelho causa um impacto nas articulações por conta da fase aérea do exercício, quando o corpo sai do equipamento e depois volta, no caso da corrida, por exemplo. “Durante a caminhada o impacto é bem menor, claro”, afirma o personal.

Moreira afirma, no entanto, que até mesmo o impacto que a esteira eventualmente causa pode ser bom para a musculatura e prevenir osteoporose e outras doenças.

Elíptico

iStock

Simulando um movimento que mescla caminhada com subida de escada, o elíptico endurece glúteos e enrijece pernas.

O aparelho trabalha intensamente os membros inferiores – mais do que a esteira – e, por exigir esforço intenso e contínuo, oferece gasto elevado de energia.

É ótimo para quem tem restrições por problemas na coluna ou articulações. “O impacto na hora da atividade é reduzido drasticamente e, por isso, é a escolha de muitos professores que querem prevenir o aluno de lesões nas articulações. E mais, ainda é uma boa estratégia de aeróbico de alta intensidade sem machucar o corpo”, aponta o personal trainer Rafa.

Outra grande vantagem é a possibilidade de trabalhar em conjunto membros inferiores e superiores.

“É um aparelho versátil, que traz a possibilidade de adição de carga, ou seja, dá para trabalhar mais e melhor as pernas, aumentar a velocidade e subir a frequência cardíaca, aumentando, assim, a queima calórica”, afirma.

O personal afirma que, se bem planejados e acompanhados por especialistas, os treinos na esteira e elíptico podem oferecer ótimos benefícios para o corpo.

Quantas calorias queima?

iStock

Como o modo de utilização do aparelho pode variar muito, de acordo com carga e velocidade, não há como determinar a quantidade exata de calorias gastas no movimento.

Mas, segundo conta o personal, em uma intensidade média para alta, é possível gastar cerca de 500 calorias em uma sessão de 45 a 60 minutos.

“Mas, claro, tudo vai depender do condicionamento de cada um, da velocidade e da carga adicionadas na hora do exercício.”

Quais músculos o elíptico trabalha?

Shutterstock

O personal trainer conta que o equipamento trabalha o corpo como um todo, no entanto, os músculos que mais sentem os benefícios são glúteos, quadríceps e ainda os braços, pois o suporte para movimentá-los também trabalha seus músculos.

Portanto, se a carga for elevada e a velocidade, alta, mais músculos serão trabalhados.

“Com certeza o que mais se trabalha no elíptico são os membros inferiores, portanto, quanto mais carga for colocada, mais os músculos da perna sentirão os efeitos”, afirma o especialista.

“Muito pelo movimento de puxa e empurra, é um exercício completo e trabalha o corpo como um todo.”

Exercícios para pernas e bumbum