Como montar a salada perfeita? Nutricionista dá dicas para fazer uma refeição completa

Veja quais os itens que não podem faltar no seu prato

Embora pareça fácil, montar uma boa salada requer alguns cuidados. Afinal, não basta apenas dispor os vegetais no prato e jogar um tempero qualquer, você precisa também pensar em como tornar aquela combinação mais completa.

Pensando nisso, a nutricionista Patrícia Stênico criou um guia da salada perfeita, mesclando texturas, sabores e nutrientes. Veja abaixo:

Dicas de como montar a salada completa

1. Base da salada

Apesar de muitas vezes elas serem as protagonistas das saladas, as folhas funcionam como base para um prato de vegetais completo. Diferentes tipos de alface, rúcula, acelga, repolho, couve e escarola, por exemplo, são boas opções para começar a montar a sua combinação.

A sugestão da nutricionista é escolher de 1 a 3 opções de folhas.

2. Legumes e hortaliças

Brócolis, berinjela, abóbora, cenoura, ervilha, tomate, rabanete… O que não faltam são opções deliciosas e cheias de benefícios à saúde para você incluir no seu prato. Opte por escolher até 3 opções.

3. Adicione grãos e cereais

Feijão e arroz na salada? Sim, você pode encontrar diferentes maneiras de cozinhar esses grãos para adicioná-los ao prato. No entanto, eles não são as únicas opções dessa categoria que você pode incluir à salada.

Milho, cuscuz marroquino, macarrão, lentilha, grão de bico e quinoa, por exemplo, também são ótimas opções. No entanto, a sugestão é escolher de 1 a 2 itens.

alimentos digestivos
Salada. (Crédito: Ella Olsson/Pexels)

4. Proteína

Esse item vai garantir saciedade por ainda mais tempo. Você pode optar por ovos, atum, queijos, frango ou tofu, caso você prefira evitar proteínas animais. 1 item dessa categoria em uma boa quantidade já é o suficiente.

5. Complementos

Azeitonas, ervas, palmito e frutas vão adicionar textura e sabor. Opte por até 3 ingredientes dessa categoria.

6. Molhos

Vá além do molho de limão com azeite. Varie nas misturas e transforme o sabor das suas saladas. Além disso, você pode incluir um pouco mais de nutrientes de acordo com o molho escolhido.

Uma sugestão da próprio especialista é o seu molho tropical.

7. Toque de crocância

Esse ponto faz toda a diferença na salada. Castanhas, chips de tubérculos e sementes deixam a mistura ainda mais interessante. Escolha de 1 a 2 itens.

Alimentação saudável