Alimentos saudáveis: lista dos top poderosos em benefícios

A expectativa de vida está crescendo cada vez mais, com isso os cuidados com a saúde precisam receber uma atenção maior, para que você possa estar saudável por muito mais tempo.

Leia também:

Fuja dos alimentos que roubam o cálcio do organismo

Suco verde: veja receita para desintoxicar o organismo

Frutas favorecem o equilíbrio do organismo e perda de peso

Alimentação saudável

A nutricionista Pérola Ribaldo, mestre em clínica médica, coloca a seguinte questão para reflexão: com que qualidade quero viver todos esses anos? A qualidade a que ela se refere tem ligação direta com a nossa alimentação e com os nossos hábitos de vida.

“A alimentação balanceada proporciona o funcionamento adequado do organismo, e tem medida preventiva em doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. A alimentação balanceada também colabora para a manutenção do peso adequado, proporciona sensação de bem-estar e alivia o estresse”, explica a nutricionista Gabriela Taveiros.

Cada alimento possui nutrientes importantes para nossa saúde, assim, quanto maior a variedade de alimentos, mais completa está nossa alimentação. “A alimentação balanceada, ou seja, com toda uma distribuição adequada de macronutrientes, que são os açúcares, as fibras, as proteínas e os lipídeos; e micronutrientes, que são vitaminas, minerais e água, proporciona todo o suporte de vitalidade e prevenção às doenças”, ensina a nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves Dias, do Centro Mineiro de Medicina e Estética, em Belo Horizonte. Veja a seguir uma lista elaborada por ela com os principais nutrientes que devem estar presentes no nosso dia a dia.

Açúcares e carboidratos

Fazem com que estejamos sempre ativos, pois eles fazem o papel de abastecer com energia nossas células, o cérebro por exemplo recebe apenas glicose (açúcar) como alimento, por isso temos que manter a boa reposição deste nutriente que seria em média de 55% à 60% da nossa base alimentar diária e as fontes de carboidratos seriam os tubérculos (raízes como mandioca, batata, inhame dentre outros) e os cereais (arroz, aveia, produtos de panificação e massas).

Créditos: Thinkstock

Fibras

Auxiliam na regulação intestinal, de colesterol, de micronutrientes, dentre outros e estão muito presentes nos alimentos de origem vegetal (legumes, verduras e frutas).

Proteínas

São nutrientes de estruturação, estão envolvidas na produção de toda a nossa constituição corporal e são concentradas nos produtos de origem animal (leites e derivados, carnes), nas leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico) e nas oleaginosas (castanhas, amendoim, amêndoa, avelã) seu consumo tem que ser em média de 0,8 gramas por quilo de peso corporal.

Créditos: Thinkstock

Lipídeos

São os óleos e gorduras, que também desempenham o papel energético, seu consumo seria de 30% à 35% da dieta e são encontrados também nas oleaginosas, nos produtos de origem animal e em algumas extrações vegetais (azeite de oliva, óleo de coco, óleo de soja).

Micronutrientes

São agentes de regulação de todo o nosso metabolismo, participam de todos os processos biológicos do corpo, suas fontes alimentares são as verduras, os legumes e as frutas. A recomendação de verduras e legumes nas refeições principais (almoço e jantar) seria de 250 gramas (um prato de sobremesa de salada) e as frutas seriam de 3 à 5 porções diárias.

Mais conteúdos em  Editora Case.