5 temperos desintoxicantes melhores do que qualquer suco verde para emagrecer

O suco detox é um grande conhecido quando falamos de alimentação saudável, especialmente por conta do seu potencial de desintoxicação. Mas só o seu consumo não gera grandes impactos quando falamos de emagrecimento, é essencial manter incrementar sua cardápio com itens que potencializem os efeitos desintoxicantes. Nesse sentido, a nutricionista Tamara Castronut chama atenção para outro conjunto de alimentos que garantem os benefícios do detox.

Benefício de fazer um detox

O suco detox é uma opção saudável que ajuda na desintoxicação e que, em comunhão com uma alimentação saudável e prática de atividade física contribui para o emagrecimento.

A nutricionista explica que a destoxificação é um processo realizado por todas as células do nosso corpo mas, principalmente, pelo fígado e intestino com objetivo de proteger o organismo contra os danos causados pelas toxinas que nos afetam diariamente.

Como acontece um detox

Shutterstock

Através da detox, portanto, essas toxinas são transformadas em substâncias hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água para, assim, serem eliminadas através da urina, fezes, suor e respiração.

Ela explica que o detox é dividido em 3 fases que requerem muitas vitaminas, minerais e fitoquímicos para acontecer. Para começar, vale a pena investir no consumo de alguns temperos aliados da desintoxicação.

Temperos desintoxicantes

Alecrim

O ingrediente possui inúmeros benefícios e, entre eles, contribui para melhorar a saúde e a função do fígado de modo a estimular seu trabalho de micção. Essa atuação ajuda o corpo a eliminar as toxinas mais rapidamente e aliviar a tensão em vários órgãos.

Alho

Um pequeno dente de alho cru está repleto de propriedades medicinais que contribuem para o fortalecimento do sistema imune e é uma potente barreira antiviral e antibacteriana. O alho também contém substâncias sulfuradas, as quais se encarregam de ativar as enzimas que melhoram a função hepática.

Shutterstock

Gengibre

Ingrediente sempre presente em chás e sucos, o gengibre é uma especiaria que não apenas ajuda a acelerar o metabolismo como também colabora para a metabolização das toxinas e reduz seus efeitos nocivos no fígado.

Cebola

A cebola estimula o intestino e facilita a digestão. Além disso, o alimento é rico em enxofre e é particularmente bom para o fígado, levando a uma boa desintoxicação.

Shutterstock

Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre e, assim como ele, auxilia no funcionamento do fígado. O ingrediente possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes que estimulam a desintoxicação no organismo e deve ser colocado sempre depois de o prato já pronto para não perder propriedades.

ShutterStock

Alimentos detox