13 kg mais magra, Maiara diz por que havia engordado tão rápido; como driblar o fator?

por | dez 29, 2017 | Alimentação

Com um histórico de efeito sanfona e dificuldade para emagrecer, a sertaneja Maiara emagreceu 13 kg em um mês e continua perdendo peso.

A dupla e irmã gêmea de Maraisa se submeteu a uma cirurgia bariátrica para perder os quilos que não vinha conseguindo eliminar com dietas, segundo revelou durante participação no “Programa do Porchat”, da TV Record.

“Eu comia e não tinha fundo”, disse ao apresentador ao ser questionada sobre o porquê de ter recorrido à intervenção cirúrgica. A sertaneja chegou a emagrecer com a ajuda de um balão gástrico no passado, mas voltou a ganhar peso após retirá-lo.

Por que Maiara engordou tão rápido?

A cantora tomou essa decisão depois de ter ganhado 20 quilos em dois anos, um aumento de peso considerado perigoso.

Segundo afirma, sua grande dificuldade em perder peso de maneira natural se deve à ansiedade na hora de se alimentar e à rotina muito atribulada, que não permite que ela descanse propriamente e também a deixa em estado de estresse constante.

A correria e ansiedade de Maiara também já foram tema de conversa em outro programa, quando as irmãs estiveram no  “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. As duas falaram sobre como a falta de rotina, consequência da fama, acabou sendo gatilho para o sobrepeso delas.

Segundo revelou na ocasião, o estresse alto e contínuo faz o corpo ficar em constante estado de alerta, o que o leva a acumular gordura, dentre outros efeitos.

Por que engordar rápido é perigoso?

iStock

No caso de Maiara, que ganhou 20 quilos em apenas 2 anos, o excesso de peso causa sérios desequilíbrios hormonais e funcionais no corpo – o mesmo vale para quem perde peso muito rápido. O fator também aumenta o risco de efeito sanfona.

Ganhar ou perder peso repentinamente assusta o corpo e causa sobrecargas nas articulações, nos órgãos internos e ainda na maneira como o cérebro regula o metabolismo e assim por diante.

Ansiedade e ganho de peso: qual é a relação?

Shutterstock

Assim como Maiara, muitas pessoas acabam engordando por conta da rotina atribulada de suas vidas. No caso da cantora, que faz shows principalmente no período noturno, trocar o dia pela noite desregula hormônios e pode causar o ganho de peso e mudanças de humor.

Isso porque é durante a noite que muitos hormônios que regulam o corpo são produzidos – caso da melatonina, responsável por reguladores do nosso relógio biológico, como a digestão, renovação celular, batimentos do coração e o sono.

Por isso, quem precisa ficar acordado à noite pode sentir mais cansaço, irritabilidade, ansiedade e mais sintomas.

Em outras entrevistas, Maiara explicou que justamente o estresse gerado pela falta de rotina, poucas horas de sono e muitas preocupações a deixaram mais tensa e impediram que ela seguisse dietas — que, inclusive, podem ser outro gatilho para a frustração e ansiedade

Restringir as calorias ingeridas também pode ser um fator importante de estresse para o organismo, pois ele acredita que falta combustível para funcionar e, assim, tende a querer acumular o máximo de gordura para sobreviver.

Este é um dos efeitos a longo prazo sentidos por quem, assim como a sertaneja, recorre ao balão intragástrico para emagrecer. É também por isso que dietas restritivas não funcionam para a perda de peso definitiva e frequentemente levam ao reganho de peso.

ShutterStock

Outro hormônio importante que pode prejudicar o emagrecimento e favorecer o ganho de peso é o cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

“É uma substância química liberada pelo cérebro quando estamos em uma situação de perigo”, comenta a nutricionista funcional Maria Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição.

Ela explica que ele é vital para nossa sobrevivência, já que é responsável por nos deixar em estado de alerta diante de ameaças. Entre suas funções, as principais são o aumento das defesas do corpo, maior resistência à dor e o acúmulo de gordura corporal.

O último item é curioso, mas tem um explicação que remete aos tempos de escassez alimentar, em que o organismo entendia que não haveria combustível tão cedo e por isso preferia estocar o que tinha em forma de gordura corporal.

O problema é que atualmente o cortisol é secretado em excesso e constantemente, e não mais em situações extremas. E essa situação está diretamente ligada à dificuldade que algumas pessoas sentem em perder peso. 

“O excesso de cortisol pode aumentar a gordura abdominal. E essa é uma das mais perigosas, pois favorece doenças cardiovasculares”, alerta a nutricionista.

Mas vale lembrar que o cortisol é interessante para o corpo, já que em um nível adequado, ajuda no controle do estresse, em uma boa imunidade, em menos inflamações pelo corpo e no controle da hipertensão e do açúcar na corrente sanguínea.

Como evitar engordar por ansiedade?

ShutterStock

Antes de mais nada, é preciso procurar um especialista da saúde para checar os hormônios do seu organismo. Se estiverem todos em ordem, é possível controlar a ansiedade e o estresse com algumas mudanças mínimas, mas muito importantes, na rotina:

  1. Durma bem durante a noite: é também nesse período que o corpo equilibra o cortisol. E menos horas dormidas pode culminar em mais apetite durante o dia.
  2. Fuja dos cardápios restritivos: a privação também provoca estresse enorme ao organismo e favorece o efeito sanfona.
  3. Movimente o seu corpo: estudos comprovam que um nível moderado de atividade física é aliado contra o estresse e favorece o coração.
  4. Invista em atividades lúdicas e que deem prazer.
  5. Sempre que possível, saia do escritório, tome um sol e respire ar fresco para relaxar a mente.
  6. Procure fazer boas escolhas na alimentação, pois isso fará a sua digestão melhor e mais leve – e isso, acredite, melhora o humor.

Controle da ansiedade