Você é tão fitness que está prejudicando sua saúde e ficando doente?

São inúmeras as blogueiras e musas fitness que atualmente usam as redes sociais como forma de se comunicarem com seu público. Cada uma delas tem milhares (em alguns casos até milhões) de seguidores que as usam como fonte de inspiração. Com isso, pessoas acabam aderindo a dietas radicais sem orientação médica, o que pode ser muito perigoso.

É saudável ser fitness?

Exagerar nos exercícios físicos pode ser quase tão prejudicial para a saúde quanto ser sedentário e inclusive ocasionar lesões. Dietas e exercícios devem sempre ser feitos com acompanhamento de profissionais porque nem sempre o que faz bem para o amigo ou parente vai fazer bem para você também.

No caso específico dos treinos, cada pessoa tem um organismo diferente, e os exercícios precisam ser adequados ao condicionamento e necessidades de cada pessoa. Uma lesão pode ser piorada e se tornar um problema crônico com a musculação feita de maneira irresponsável, impossibilitando o paciente de treinar talvez pelo resto da vida.

Quando se torna exagero?

“Ser fitness demais pode, sim, ser doença e existe até nome para isso: vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular. Pessoas com esta doença estão sempre insatisfeitas com o corpo, fazem exercícios exaustivamente e não enxergam resultado, é um transtorno psicológico”, explica a endocrinologista Giovanna Carpentieri.

A médica comenta que as pessoas podem até achar que estão fazendo bem para a saúde delas, mas que o efeito pode ser justamente o contrário. “O exercício em excesso aumenta o risco de lesões musculares, e as articulações ficam sobrecarregadas. No caso de alimentações muito restritivas, pode haver falta de nutrientes e de minerais, e o paciente pode até ter anemia”, explica Giovanna.

Como perceber?

Quem é obcecado por ser magro e saudável dificilmente percebe sozinho que está exagerando, por isso é importante ficar atento a sinais que o corpo dá. Não render no treino, dificuldade para ganhar músculos  e cansaço excessivo são indicativos de que algo está errado com você.

Além disso, preste atenção no que as pessoas que convivem com você falam. Se disserem que você está magro demais ou que você está exagerando nos exercícios ou comendo muito pouco, preste atenção nos seus hábitos e procure profissionais que possam fazer avaliações físicas e clínicas e, com base nisso, orientar sobre o que é mais indicada para você. Nunca faça dietas e treinos sem orientação e acompanhamento.

“Quando o corpo está saudável, tudo funciona bem, então qualquer alteração no organismo é indicativo que algo está errado”, explica a médica.

Saudável?: 5 conselhos desastrosos que as musas fitness dão para você