Conhecida como "hormônio da felicidade", a serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes do sistema nervoso central e tem papel decisivo em várias outras funções do organismo.
A apneia do sono é uma doença que pode passar despercebida para quem dorme sozinho, já que acontece nos estágios mais profundos do sono, e geralmente é descoberta por outra pessoa que acorda com o ronco exagerado.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem acordar cedo, e isso tem uma explicação científica. O hábito de trocar o dia pela noite pode estar relacionado a uma mutação genética que atrasa o relógio biológico.
O hábito de acordar cedo é frequentemente citado como um dos mandamentos do sucesso pessoal: quanto antes você sair da cama, maiores serão suas chances de triunfar na vida. Mas nem todos os estudos científicos apontam nessa direção. Para muitas pessoas, "madrugar" pode se tornar contraproducente.
Além de ficar uma delícia, a combinação entre suco e chá potencializa os benefícios das duas bebidas e se torna uma arma poderosa para desintoxicar o organismo. Dependendo dos ingredientes escolhidos, o suchá se torna ainda mais funcional, ajudando a melhorar a saúde do corpo como um todo.
Mesmo depois de um dia cansativo, nem sempre é fácil pegar no sono. Que o diga dormir a noite inteira. Deixar o estresse de lado e outros maus hábitos como usar o celular na cama, por exemplo, contribuem ainda mais para a insônia.
Nada melhor do que uma boa noite de sono para revigorar o corpo e a mente. O problema é quando os sonhos mais profundos são interrompidos sem motivo aparente, causando um despertar abrupto no meio da madrugada.
Uma boa noite de sono contribui não só com o descanso do corpo, mas também com a redução do estresse, melhora do humor, estimula o metabolismo e ajuda até a emagrecer. Com a correria do dia a dia, problemas no trabalho ou em casa, trânsito e lista de afazeres sem fim, nem sempre é fácil deitar na cama e dormir como um anjo.
Estudos já comprovaram que noites mal dormidas aumentam as chances de uma pessoa sofrer de transtornos mentais, depressão e ansiedade. Isso sem contar que a insônia também afeta a saúde do corpo, já que o sono não só combate a hipertensão como também controla diabetes, contribui com a memória e favorece o metabolismo.
Quando você dorme, sua cama amanhece cheia de baba? Muita gente não sabe, mas este detalhe diz muito sobre sua saúde (e não tem nada a ver com os níveis de açúcar, como alguns erroneamente acreditam).
A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição muito comum na sociedade moderna, e muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para relacionar o prejuízo no padrão habitual do sono e a obesidade.
É comprovado que pessoas que dormem apenas cinco horas por noite são mais pesadas que a média das que conseguem dormir de sete a oito horas. É porque a falta de sono está ligada ao aumento do hormônio que promove fome e provoca estresse, além da redução dos hormônios que funcionam como inibidores do apetite. Para completar, as pessoas também tendem a comer mais quantidade de carboidratos açucarados quando estão cansadas. Como reverter a situação?
Já é sabido que pessoas hiperativas têm dificuldade em dormir adequadamente, mas um novo estudo sugere que as duas condições estão mais conectadas do que se imagina. Entenda: