Saiba como cada um deles age para que você consiga dormir bem
Fundamental para a manutenção da saúde física e mental, o sono conta com todo um mecanismo para regulá-lo. A melatonina, por exemplo, é considerada por muitos como o hormônio do sono, por sua função de manter um ciclo equilibrado.
No entanto, existe uma lista de outros hormônios que também são muito importantes para te ajudar a dormir bem. Veja abaixo quais são eles, suas funções e como fazer com que eles estejam equilibrados.
Qual é o hormônio que ajuda a regular o sono?

Melatonina
Produzida no cérebro pela glândula pineal, sua liberação acontece de acordo com a exposição à luz. Sendo assim, ela é inibida pela luz natural e tem um aumento com a chegada da noite. Isso faz com que seu corpo receba uma mensagem de que está na hora de dormir.
Esse processo faz parte do ciclo circadiano, conhecido também como relógio biológico, que ajuda a ajustar outras funções do organismo. O uso de telas e as luzes artificiais, contudo, podem atrapalhar a liberação desse hormônio.
Cortisol
Embora seja conhecido como hormônio do estresse, o ritmo circadiano do cortisol pode também influenciar um sono melhor. Quando ele está desequilibrado, costuma prejudicar a qualidade do sono e, uma noite mal dormida, pode aumentar o seu nível, criando um ciclo vicioso.
Serotonina
O baixo nível desse hormônio pode até influenciar na produção de melatonina, mostrando a sua importância para o sono. Além disso, a serotonina contribui para o bem-estar e está relacionada à sensação de relaxamento antes de dormir.
Adenosina
Resultado do gasto de energia do corpo, esse hormônio dá a sensação de cansaço. Junto à melatonina, então, ela dá a sensação de sonolência.
Como manter os hormônios equilibrados?
Para garantir uma boa produção de melatonina e dos demais hormônios, é importante seguir uma rotina regular com horários para dormir e acordar. Além disso, evitar o uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir e não usar luzes muito claras ao anoitecer tende a ajudar.
Atividades relaxantes, como leitura e meditação, antes de dormir também podem contribuir com uma melhora nos níveis desses hormônios bem como consumir alimentos ricos em triptofano, como banana e aveia, que ajudam na produção de serotonina e melatonina. Já, ao acordar, o contato com a luz natural é fundamental.