Os benefícios da meditação são diversos e a ciência já provou que a prática ajuda a melhorar a qualidade de vida e a saúde. Se você está pensando em começar a meditar, mas não sabe como, explicamos quais são as etapas essenciais para desfrutar da técnica sem sair de casa.
Um exercício diário de apenas 15 minutinhos é capaz de combater crises de ansiedade e até mesmo aliviar os sintomas de depressão. Trata-se da técnica do Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, que pode “treinar seu dragão interior” de forma consciente e eficaz.
A vida sexual e a meditação aparentemente parecem ter poucas coisas em comum. Mas, na verdade, uma pode servir de grande ajuda para a outra. Uma pesquisa realizada pela Universidade Brown, nos EUA, constatou que mulheres capazes de controlar seus pensamentos enquanto fazem sexo sentem mais prazer entre quatro paredes.
Durante uma edição do programa Encontro (TV Globo), Fátima Bernardes revelou o que faz para aliviar ansiedade e dormir melhor. A técnica usada pela apresentadora é recomendada por especialistas e pode fazer a diferença no equilíbrio emocional. Confira:
"Eu fiz minha primeira dieta com 7 anos. Não me lembro de alguma época em que eu não estivesse tentando emagrecer. Mesmo assim, aos 18 anos, eu pesava 160 kg". É assim que Paula Teixeira começa a contar a conturbada relação que manteve com seu próprio corpo a vida inteira.
A ansiedade pode fazer com que uma simples tarefa seja terrivelmente difícil de ser realizada. A fim de amenizar esse problema sem o uso de remédios, cientistas descobriram uma técnica baseada na meditação que ajuda ansiosos, mudando o controle sobre pensamentos e os deixando muito mais focados.
Mãe de dois meninos, Miguel (3) e João (1), a apresentadora Mariana Ferrão revelou em entrevista à revista Contigo que já teve depressão e, por isso, ficou com medo de a doença reaparecer durante sua segunda gestação.
Relaxamento, alívio total do estresse e da ansiedade, mente tranquila e corpo cheio de energia são alguns dos sentimentos mais prazerosos provocados por merecidos dias de férias. Mas se você não tem tempo ou dinheiro para viajar e tirar um período de folga, saiba que a meditação pode ser a solução para seus problemas.
A instrutora de yoga Lúcia Rodrigues afirma que falta de persistência não deixa as pessoas sentirem os benefícios do processo de serenizar a mente. E ela completa que, neste trabalho, cada um se coloca como o observador dos próprios pensamentos, sem se deixar envolver por eles, em uma sucessão ininterrupta de associações de pensamentos.
Você já reparou que nas técnicas milenares orientais de prática de exercícios sempre há uma pausa para meditação? E apesar de milenar, a meditação pode ser bem útil na estressante atualidade. Meditar não faz bem apenas para a mente, mas também melhora (e muito) a saúde. Isso é comprovado por mais de mil estudos sobre a prática, realizado por grandes universidades, como a Harvard, nos EUA.
Lidando ainda com os pontos de energia do corpo, a massagem também é uma atividade complementar que pode colaborar para aprofundar a respiração e ajudar a relaxar. A reflexologia podal, estilo de massagem feita através dos pés, ameniza dores em todas as partes do corpo e também ajuda a combater crises de asmas e dores de cabeça causadas por sinusite. "Alguns pontos que trabalhamos durante a massagem ajudam a fazer a respiração fluir normalmente e com mais freqüência, além de combater sintomas de asma. Respirar está extremamente ligado à massagem, porque através disto é possível relaxar os músculos e evitar o aparecimento de dores", sintetiza a massoterapeuta Maria de Lourdes do Vale.
Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e o equilíbrio, principalmente, nos momentos de tormenta. "Meditar é tornar consciência de agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos", afirma Antônio Tigre. Ele afirma que, quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos. Algumas ações singelas também são exercícios de meditação. "Algumas práticas, como o budismo, por exemplo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.
Trinta delas foram enviadas a um retiro de meditação durante três meses para que praticassem a meditação zen. Durante seu retiro espiritual lhes foi pedido para que realizaram alguns exercícios focados para medir sua capacidade para elaborar distinções visuais e manter a atenção visual.
Ainda não chegou lá? Calma, não adianta se precipitar. Os professores garantem que com a cabeça leve e muita paciência qualquer um é capaz de meditar. Veja as dicas do Espaço Nirvana para facilitar a meditação.
Quando assistimos a um filme de nossa infância, temos a estranha sensação de que aquela pessoa ali, com nosso rosto, voz e gestos, é muito diferente do que somos hoje. Há, simultaneamente, uma identificação e um estranhamento. Esta é a capacidade que a meditação tem. De nos fazer enxergar a nós mesmos, só que de fora, sem julgamentos.
Somos nós os responsáveis pelo nosso destino. Através de nossos pensamentos e, consequentemente, de nossas ações. Muitas vezes não temos como evitar as coisas que nos acontecem, mas sempre podemos controlar as nossas reações. Quando algo chato acontece você pode ficar irritado ou, simplesmente, seguir em frente: a escolha é sua.
Você sabe QUEM é você? Não, não estou perguntando o seu nome ou a sua idade, mas quem você é. Geralmente, usamos nossos atributos externos para nos descrevermos: sou Isabela, 33 anos, professora, brasileira... E acredito que o apego a estes atributos seja um dos grandes causadores de nossos sofrimentos. O que acontecerá à Isabela ao se dar conta que não tem mais 33 anos, não tiver mais alunos ou for exilada?