Um exercício diário de apenas 15 minutinhos é capaz de combater crises de ansiedade e até mesmo aliviar os sintomas de depressão. Trata-se da técnica do Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, que pode “treinar seu dragão interior” de forma consciente e eficaz.
Mindfulness: o que é e como fazer?
Apesar do nome aparentemente complexo, Mindfulness nada mais é do que uma técnica de meditação que tem como objetivo fazer com que os praticantes executem suas ações de forma consciente e nunca automática.
Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção no momento presente, intencionalmente e sem julgamento, explica a coach e facilitadora de Mindfulness Thaís Requito.
O Mindfullness ajuda a vencer a ansiedade justamente por nos desafiar a parar de pensar no passado e no futuro e reaprender a direcionar nossa atenção para o presente. Afinal, uma das características mais comuns da ansiedade é o sofrimento relacionado à expectativa de que algum ruim pode acontecer.
Os exercícios iniciais de Mindfulness envolvem práticas de apenas um minuto. De acordo com a especialista, estudos comprovam que praticar de 10 a 15 minutos da meditação por dia já trazem benefícios para a saúde. Segundo Thaís, a técnica melhora o sistema imunológico, alivia sintomas de depressão, combate estresse, ansiedade, dores crônicas e estimula o cérebro.
Não existe uma forma única de praticar o Mindfulness, o que facilita sua adoção por diferentes tipos de pessoas, dependendo do perfil, tempo e necessidade particular. Ainda assim, vale conhecer algumas medidas em comum para colocar em prática e aliviar a ansiedade:
Se conseguir fazer uma pausa nas tarefas, vá para um ambiente silencioso e confortável, com o mínimo de distrações possível. Feche os olhos e respire prestando atenção ao ar que entra e sai do seu corpo. Permaneça focado apenas nisso, durante 10 ou 15 minutos.
Caso não consiga ficar isolado em um local, pratique o Mindfullness caminhando. Ao andar, preste atenção à respiração e nos seus passos. Durante as refeições, deixe de lado o celular e saia da frente da TV. Coma lentamente, mastigando e saboreando cada garfada, sem ocupar a mente com problemas ou tarefas do dia a dia.
Por fim, tente fazer com que o Mindfulness seja parte de sua rotina diária que, como qualquer tipo de exercício e atividade, é aprimorado com o tempo e a persistência.
Benefícios da meditação
- Meditação melhora vida sexual da mulher, diz estudo; Comece em 3 passos
- SUS oferece meditação, Reiki e + 5 terapias alternativas: como elas ajudam?
- Conheça 5 tipos de meditação nas quais você não precisa ficar sentado