Aquele delicioso café após a refeição dá um fôlego extra para realizar as atividades até o final da tarde. O que muitos não sabem, porém, é que esse hábito despretensioso pode fazer especialmente mal para quem tem uma dieta pobre em ferro ou já sofre com deficiência de ferro.
Entenda por que café após as refeição pode fazer mal:
Café após a refeição afeta absorção de ferro
Tomar café logo após as refeições compromete o processo de absorção do ferro, nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo. Isso é especialmente prejudicial para quem já consome menos ferro que o esperado, como pessoas que seguem dieta vegana ou vegetariana. Além disso, quem já sofre com anemia ou deficiências frequentes de ferro também pode se prejudicar com o cafezinho após as refeições.
O café, assim como o chá preto por exemplo, é rico em cafeína mas também substâncias como taninos e polifenóis que se ligam ao ferro durante a digestão, dificultando sua absorção. Em particular, em um tipo de ferro conhecido como não-heme, encontrado especialmente em verduras de folhas escuras como couve, brócolis e espinafre, por exemplo.
Por isso, é preciso esperar para tomar aquele cafezinho depois do almoço – especialmente quando houver alta ingestão de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, couve, espinafre, entre outros.
Como consumir café?
Estudos sobre o assunto afirmam que a absorção de ferro diminui quando o café é consumido em até uma hora depois da refeição. Sendo assim, especialmente para quem tem anemia, a dica é esperar ao menos uma hora após a comida para beber o café ou chá. Além disso, indica-se consumir essas bebidas com moderação, tomando no máximo três xícaras por dia.
Além disso, é desejável também aumentar o consumo de ferro heme, aquele que pode ser obtido em carnes vermelhas, fígado, aves, peixes e ovos. A absorção pode ser intensificada quando estes alimentos ricos em ferro são ingeridos junto com uma fonte de vitamina C, como as laranjas por exemplo, na hora das refeições.