Quem tem anemia deve tomar cuidado com café neste horário: piora o problema

Aquele cafezinho gostoso ingerido após o almoço dá um fôlego extra para realizar as atividades até o final da tarde. Mas este hábito despretensioso pode afetar a absorção de nutrientes pelo organismo, especialmente em pessoas que tem deficiência em ferro ou adotam uma dieta vegetariana.

No stories do Instagram, a nutricionista Lara Nesteruk afirma que tomar café logo após as refeições compromete este processo de absorção do ferro pelo corpo e pode ser prejudicial para pessoas que sofrem com a anemia.

Café após refeição afeta absorção de ferro

Estudos sobre o assunto afirmam que a absorção de ferro diminui quando o café foi consumido em até uma hora depois da refeição. Por isso, é preciso esperar para tomar aquele cafezinho, de preferência, entre o almoço e o jantar não atrapalhar este processo, especialmente quando alimentos ricos em ferro foram ingeridos antes da bebida.

O café, assim como o chá preto por exemplo, é rico em cafeína mas também substâncias como taninos e polifenóis que se ligam ao ferro durante a digestão, dificultando sua absorção. Em particular, em um tipo de ferro conhecido como não-heme, encontrado especialmente em verduras de folhas escuras como couve, brócolis e espinafre, por exemplo.

Como consumir café?

Para indivíduos com anemia, a dica é esperar ao menos uma hora após a comida antes de beber o café ou chá. E consumir essas bebidas com moderação, no máximo três xícaras por dia.

Além disso, é preciso aumentar o consumo de ferro heme, aquele que pode ser obtido em carnes vermelhas, fígado, aves, peixes e ovos. A absorção pode ser intensificada quando estes alimentos ricos em ferro são ingeridos junto com uma fonte de vitamina C, como as laranjas por exemplo, na hora das refeições.

Alimentos que devem ser evitados