null: nullpx
Copa do Mundo do Catar 2022

Por que Meunier, da Bélgica, e Son, da Coreia do Sul, jogam de "máscara"? Entenda

Item usado por jogadores na primeira semana da Copa do Qatar é importantíssimo para a recuperação de lesões
Publicado 24 Nov 2022 – 11:12 AM EST | Atualizado 24 Nov 2022 – 11:12 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Thomas Meuner e Heung-Min Son têm aparecido de máscara na Copa do Mundo Crédito: Matthias Hangst/Equipe/Stu Forster/Equipe

Durante alguns jogos da primeira semana da Copa do Mundo, um detalhe a respeito de dois jogadores em campo chamou a atenção do público. Isso porque, tanto Thomas Meunier, da Bélgica, quanto Heung-Min Son, da Coreia do Sul, surgiram usando uma espécie de “máscara” no rosto – e há um motivo de saúde para isso.

Por que Son e Meunier usam "máscara" nos jogos da Copa?


Durante as estreias da Bélgica e da Coreia do Sul na Copa do Mundo do Qatar, um “acessório” usado por dois dos jogadores deixou parte do público confusa. Nas partidas, Thomas Meunier e Heung-Min Son jogaram usando um dispositivo de saúde sobre os olhos, algo decorrente de acidentes que ambos tiveram.

Lateral-direito do Borussia Dortmund, Meunier se machucou há pouco mais de um mês, em 19 de outubro, durante uma partida da Copa da Alemanha. Logo depois, o time informou que o jogador foi submetido a cirurgia na maçã do rosto, região “alta” da bochecha, e isso o tirou dos campos até a Copa do Mundo.


Já Son, capitão do time da Coreia do Sul, atuou pelo Tottenham na Liga dos Campeões – e, ao se chocar com um dos adversários durante uma partida, também sofreu uma fratura no rosto. Também às vésperas da Copa do Mundo, ele foi submetido a cirurgia para estabilizar a lesão, que ocorreu em torno do olho esquerdo.

Agora, mesmo durante a recuperação, ambos estão jogando, mas com o auxílio de uma “máscara” que, na realidade, é algo muito importante na recuperação de atletas que, como Son e Meunier, tiveram lesões faciais.

Como o futebol é um esporte que possibilita choques entre o rosto e a bola ou outros jogadores, há necessidade de proteger a região já machucada. Assim, se torna útil o uso das chamadas órteses faciais, itens geralmente feitos sob medida para o paciente com um material plástico duro que se adapta perfeitamente ao rosto.


Segundo um estudo sobre o uso de órteses na reabilitação de atletas publicado em 2013 no períodico " Prosthetics and Orthotics International", ao proteger a lesão, o equipamento tende a acelerar a recuperação do atleta, o fazendo retornar mais rapidamente à ativa.

Dúvidas de saúde

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse