Leucoplasia é câncer? Entenda o problema que motivou cirurgia de Lula na garganta

Recentemente, após muitos notarem uma rouquidão maior que o normal ao longo da campanha eleitoral, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi submetidos a exames na garganta, durante os quais uma lesão foi encontrada.

De acordo com boletins médicos divulgados pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula – que já teve câncer na laringe – foi diagnosticado com leucoplasia nas pregas vocais, gerando dúvidas por parte das pessoas.

Leucoplasia é câncer? Por que Lula teve de operar? Saiba tudo sobre a doença com que o presidente eleito foi diagnosticado recentemente.

Leucoplasia: o que é a doença de Lula

Lula foi diagnosticado recentemente com leucoplasia nas pregas vocais
CARLOS COSTA/Colaborador/Getty Images

Diagnosticado com câncer na laringe em 2011 e posteriormente curado da doença após um tratamento com radioterapia e quimioterapia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teve, recentemente, de passar por exames nesta mesma região.

Após a campanha eleitoral feita por ele, muitos notaram que Lula estava mais rouco que o normal, e apontaram que, talvez, o câncer tivesse voltado. Segundo boletins divulgados pelo Hospital Sírio-Libanês, porém, não foi o que aconteceu.

Ao realizar exames, Lula foi diagnosticado com uma leucoplasia, condição que, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), pode preceder o câncer, mas não é necessariamente uma forma da doença.

De acordo com a instituição, a leucoplasia corresponde a manchas ou placas brancas localizadas nas pregas vocais ou em outras regiões da laringe, estrutura localizada na garganta.

Este tipo de lesão acontece pelo acúmulo de queratina na mucosa, algo decorrente de fatores externos como tabagismo, consumo de álcool, refluxo e abuso vocal – sendo a última a razão atribuída à doença do presidente eleito.

Leucoplasia é câncer?

Segundo a SBCCP, a leucoplasia é uma lesão considerada pré-maligna, mas que evolui para câncer em menos de 20% dos casos.

No caso de Lula, segundo o boletim médico mais recente, divulgado após a cirurgia para tratamento da doença, os responsáveis pelo procedimento informaram que houve ausência de neoplasia – ou seja, não foi encontrado câncer.

Lula teve câncer de laringe em 2011 e exames recentes indicam que a doença não voltou
AFP/Correspondente/Getty Images

Leucoplasia: sintoma e tratamento

A leucoplasia tem como seu principal sintoma a rouquidão, algo que tende a progredir. Além disso, ela também pode causar ardência, fadiga ao falar e a sensação de que há um corpo estranho na garganta.

Em geral, o tratamento para leucoplasia é cirúrgico, mas há chances de, primeiramente, tentar controlá-la com medidas clínicas.

Saúde