A pílula anticoncepcional é uma método contraceptivo bastante utilizado entre as mulheres e que possui um alto índice de eficácia. Atualmente existe um amplo catálogo de pílulas anticoncepcionais, as quais possuem a mesma finalidade – inibir a ovulação e, consequentemente, a concepção – mas com composições e dosagens hormonais diferentes.
Pílula anticoncepcional fraca?
Diante de uma diversidade de pílulas com composições e dosagens hormonais diferentes há quem fale sobre medicações que são mais fracas do que outras.
Ocorre que algumas pílulas possuem dosagens menores do que outras em determinado hormônio, mas que é compensado de outras maneiras.
Dito isso, não existe pílula concepcional com eficácia “fraca”. Ainda que tenham composições diferentes, todas são capazes de bloquear a função hormonal natural da mulheres inibindo a concepção.
Isso significa dizer que uma pílula pode ter menor quantidade de determinado hormônio e, por isso, ser chamada de “fraca”, mas isso está relacionado apenas à sua fórmula química e em nada afeta ou diminui sua eficácia.
Como escolher a pílula
De acordo com a ginecologista Dra. Luciana Deister, independente dessa composição hormonal, toda pílula anticoncepcional apresenta efeitos colaterais que devem ser considerados na sua escolha, considerando o histórico de saúde pessoal e familiar.
Por isso, na hora de escolher é importante contar com o acompanhamento de um ginecologista e, se for o caso, estar aberta a métodos contraceptivos não-hormonais.
https://www.instagram.com/p/BnFQ3UdnD2u/
Tipos de métodos contraceptivos
- Métodos contraceptivos: conheça 13 opções e como funcionam
- Métodos contraceptivos de longa duração
- Métodos contraceptivos seguros: 6 que funcionam até mais do que pílula