Dengue dá diarreia? Deixa a boca amarga? Tire estas e mais dúvidas sobre sintomas da doença

A temporada de chuvas que acompanha os dias mais quentes de verão acende o alerta para o combate à dengue. Como o Brasil vive surtos praticamente anuais da doença, conhecer os sinais e os sintomas do vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti é fundamental para evitar complicações de saúde e até mesmo morte.
Entenda os principais sintomas da dengue, bem como os menos falados, e tire outras dúvidas sobre o quadro causado pelo vírus:
Sintomas de dengue
Entre os sintomas mais comuns de dengue estão dores de cabeça, no corpo e no fundo dos olhos, febre alta, mal-estar generalizado, náuseas, vômito, falta de apetite e outros distúrbios gastrointestinais.
Além disso, em alguns casos, é possível também que o paciente apresente manchas vermelhas na pele e, nos quadros de dengue hemorrágica, tende a haver ainda sangramentos na gengiva, na boca, no nariz e até urina com sangue.
Dengue dá diarreia?
Segundo informações do Centro Nacional de Doenças Infecciosas, órgão em Cingapura (país asiático que também sofre com surtos da doença), a dengue pode, sim, causar diarreia. O sintoma aparece entre as demais alterações gastrointestinais (como enjoo e vômitos persistentes) em boa parte dos casos.
Dengue deixa a boca amarga?
Uma das consequências mais graves da dengue é a desidratação, muitas vezes causada por episódios de vômitos e diarreias - e isso realmente faz com que parte dos pacientes sintam gosto amargo na boca.
O sintoma, no entanto, é pouco comum e atinge cerca de 1,9% dos casos, de acordo com estudo publicado em 2003 no periódico Brazilian Journal of Otorhinolaryngology que avaliou sintomas de dengue relacionados ao trato respiratório.
Dengue dá dor de garganta?
Como a dengue também pode vir acompanhada de manifestações otorrinolaringológicas, o paciente pode sofrer de dor de garganta, obstrução nasal e dores de ouvido, algo semelhante a um quadro de resfriado ou gripe.
Quantos dias dura a dengue?
Os sintomas da dengue geralmente duram de 2 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera após cerca de uma semana.
Dengue: quando ir ao médico, como ocorre transmissão e outras dúvidas
Em caso de suspeita de dengue, os especialistas em saúde recomendam buscar atendimento médicao o mais rápido possível para evitar a evolução da doença que, em casos graves, pode até levar a óbito.
Somente um médico poderá avaliar o estado geral de saúde do paciente e determinar se o tratamento deve ser feito em casa ou no hospital.
É importante ressaltar que gestantes, idosos e crianças são mais vulneráveis à doença e devem ser imediatamente levados a uma unidade de saúde, evitando assim o risco de desidratação grave caso vômitos e diarreia persistam. Os sintomas de dengue em crianças, aliás, são os mesmos dos que em adultos.
Outra dúvida comum é a de se dengué é transmissível de pessoa para pessoa, e a reposta é: não. A transmissão da dengue acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada e, assim, transmitir a outras pessoas.
A única situação em que a dengue pode passar de uma pessoa para outra é por meio da "transmissão vertical", em que a gestante transmite a doença para o bebê.
Ainda não há medicamentos específicos para o tratamento da dengue e, nos casos de menor gravidade, a recomendação médica é que o paciente faça repouso e consuma bastante líquido, como água, sucos, soro caseiro ou água de coco.
A única forma de prevenir a dengue é combatendo o mosquito, uma vez que não existe vacina contra o vírus. Portanto, procure manter a casa sempre limpa e evite o acúmulo de água em locais abertos, que favorece a proliferação dos mosquitos.