null: nullpx
higiene pessoal-Tasaudavel

Famosos que tomam poucos banhos geram polêmica: afinal, o que é bom e o que faz mal?

Ao mesmo tempo em que não tomar banho todos os dias pode ser prejudicial à saúde, tomar muitos banhos ou ter certos hábitos durante estes momentos podem não ser escolhas muito melhores
Publicado 24 Mai 2022 – 12:35 PM EDT | Atualizado 24 Mai 2022 – 02:25 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Ashton Kutcher, Mila Kunis e James Corden Crédito: David Livingston/Correspondente/Dia Dipasupil/Equipe/Getty Images

Recentemente, após declarações polêmicas, os hábitos de higiene pessoal de alguns famosos foram muito questionados na internet. Diante de relatos sobre banhos sem sabonete e pouca frequência na lavagem dos cabelos, muita gente criticou estes hábitos – e, em meio à discussão, a dermatologista Meire Gonzaga explicou a Tá Saudável o que faz bem ou mal para a saúde quando o assunto é higiene íntima.

Famosos que foram questionados por hábitos de higiene

Nos últimos meses, em uma entrevista, Mila Kunis e Ashton Kutcher admitiram que, além de terem dispensado banhos diários nos filhos, focando em limpá-los apenas quando a sujeira era aparente, eles mesmos não são adeptos do hábito e nem sempre usam sabão.

Já mais recentemente, o apresentador britânico James Corden afirmou que lava os cabelos de dois em dois meses – e, em meio às declarações, muita gente vem questionando e criticando os relatos.

Com qual frequência devemos tomar banho? Médica responde


Quando se fala em frequência de banhos, porém, não há uma resposta única e, segundo a dermatologista Meire Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao mesmo tempo em que banhos muito frequentes podem não ser saudáveis, tomar menos banhos por dia, mas fazer a higiene da maneira correta, sem agredir a pele, pode ser proveitoso em termos de saúde da pele.

Com que frequência devemos tomar banho?

De acordo com a especialista, tomar banhos diários é uma boa prática especialmente para quem mora em países tropicais como o Brasil. “A gente acaba suando mais, a umidade relativa daqui é alta, então o ideal é que a gente tome banho diariamente para evitar a proliferação de fungos e bactérias”, afirma ela, pontuando, porém, que isso pode não ser totalmente benéfico dependendo da forma como o indivíduo gosta de se higienizar.

Apesar do banho ser um hábito saudável e necessário para a saúde da pele, ele também pode ser algo agressivo, conforme explica a médica. “A gente tem um manto hidrolipídico na superfície da pele que nos protege, então se a gente usa um detergente muitas vezes, a gente desgasta esse manto e a pele fica fragilizada”, afirma ela, pontuando que usar água em temperaturas muito altas e sabonetes muito adstringentes, por exemplo, são hábitos prejudiciais para a pele.

Sendo assim, a médica aponta que, em resumo, o ideal é tomar ao um banho completo por dia (evitando água muito quente, sabonetes excessivamente adstringentes e esfoliação muito frequente da pele).

Cuidados para quem gosta de tomar banho demais



Além disso, ao mesmo tempo em que a escassez de banhos é prejudicial, o excesso, segundo a dermatologista, também pode ser. Conforme explica Meire, quem toma mais de um banho por dia, por exemplo, precisa tomar ainda mais cuidado com o sabonete utilizado e não precisa, em geral, usá-lo no corpo inteiro. “A gente pode tomar mais de um banho por dia, aí o sabonete deve ficar limitado às áreas de dobras: axila, virilha, região genital. Não teria a necessidade de usar sabonete no corpo inteiro nos demais banhos”, afirma ela.

Lavar cabelo: qual a frequência ideal?

Já quanto aos cabelos, a dermatologista da SBD confirma que passar meses sem higienizá-los não é nada saudável para a pele ou para os fios, e lembra que a frequência da higiene depende do organismo de cada um. Em geral, segundo ela, a cada dois dias a produção de óleo do couro cabeludo tende a criar a necessidade de lavar. Seria, portanto, ideal lavar os cabelos dia sim, dia não – mas isso pode variar de acordo com as necessidades dos fios e os produtos usados.

Por fim, ela comenta também o hábito de se lavar os cabelos todos os dias. “Pode se lavar diariamente se houver necessidade? Pode! Desde que a gente use shampoos mais suaves, de uso frequente e hidrate os fios se eles forem longos”, conclui.

Saúde

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse